A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Sangão Madalena
Maracajá
Araranguá
...

Mapa de 1924
...
 
 
E. F. Tereza Cristina (1921-1970)
MARACAJÁ (antiga MORRETES)
Município de Maracajá, SC
Linha-tronco - km 132,440 (1960)   SC-3102
Altitude: 8 m   Inauguração: 12.1921
Uso atual: demolida em 2011   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Morretes foi inaugurada em 1921.

Mais tarde passou a se chamar Maracajá.

Foi desativada em 31/10/1970, com a supressão do trecho Pinheirinho-Araranguá (*Revista Ferroviária, agosto 2000).

Quanto ao prédio da estação e a caixa d'água, dona Isabel, moradora de Sangão Madalena, contou que, pelos idos de 2011, o prefeito da cidade de Maracajá ficou incomodado com a antiga estação e com a caixa d`água ao lado e demoliu tudo. fazendo uma praça no lugar. mesmo com várias pessoas indo contra a destruição de parte da história local (segundo Luiz Rafael Caratin, novembro de 2021).


ACIMA
: Da estação e da ferrovia de Maracajá sobrou só o trenzinho de brinquedo na praça (Foto Luiz Rafael Caratin, 8/10/2021).

(Fontes: Walter Zumblick, Teresa Cristina, A Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Guias Levi, 1932-1984; Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr., Imprensa Nacional, 1886; Revista Ferroviária, agosto de 2000)
     

A estação ainda como Morretes, em foto de 1950. Foto do livro Teresa Cristina: A Ferrovia do Carvão, Walter Zumblick, 1987
   
     
     
Atualização: 17.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.