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E. F. Tereza Cristina (1949-1981)
RIO DO POUSO
Município de Tubarão, SC
Ramal de L. Müller - km 66,674 (1960)   SC-3814
Altitude: 20 m   Inauguração: 04.1949
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio do Pouso foi inaugurada em 1949. Seu nome inicial, aparentemente, era Quilômetro 68.

Já foi demolida, em 2006 sobrava apenas a plataforma.

(Fontes: Charles Antonio Simões; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84)
     

Estação Rio do Pouso em 1951. Revista Brasil Constrói


Plataforma da parada de Rio do Pouso, em 11/2006. Foto Charles A. Simões

Plataforma da parada de Rio do Pouso, em 11/2006. Foto Charles A. Simões
     
     
Atualização: 29.12.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.