A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Camaquã-nova
Graúna-nova
Itirapina
...
 
 
FEPASA (1980-1998)
GRAÚNA-NOVA
Município de Itirapina, SP
Variante Santa Gertrudes-Itirapina - km 157,428 (1988)   SP-1991
    Inauguração: 1980
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1976
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde os anos 50 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos 70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova. Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros passaram por ali até o final de 2000.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Graúna-nova foi inaugurada em 1976. Há literaturas da Fepasa que dão a inauguração como tendo sido em 1/4/1974, mas o tráfego pela linha somente foi aberto em 1976, e apenas para cargas. Somente a partir de 1980 os trens de passageiros da Fepasa começaram a passar pela variante Santa Gertrudes-Itirapina. Com a abertura de Graúna-nova para passageiros em 1980, a estação de Graúna-velha foi desativada, pois a linha de 1916, entre Batovi e Itirapina, foi desativada e teve os trilhos arrancados. A estação nova em local de acesso difícil, mas não muito longe da Graúna original. O relatório da Fepasa (RIFF) de 1986 afirmava que "existia apenas um vagão anteriormente utilizado como estação, não tendo mais função atualmente. Está fechado". Nada mais havia em volta. Mais tarde, parece ter sido construído um prédio nos moldes de Rio Claro-nova, também abandonado em pouco tempo. Não cheguei até ela. (Veja também GRAÚNA)
     

Em 16/02/2000, o trem da Ferroban passa por Graúna-nova. Foto Hermes Hinuy


Foto
     
     
Atualização: 29.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.