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VXY Mogiana em MG
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Vila Albertina
Guatapará-CM
Guatapará-tronco CP
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ramal de Monteiros-1950
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IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1914-1971)
FEPASA (1971-1979)
GUATAPARÁ-MOGIANA
Município de Guatapará, SP
Ramal de Monteiros - km 11,976   SP-4741
Altitude: 597 m   Inauguração: 03.05.1914
Uso atual: moradia (2011)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Monteiros, da Mogiana, foi inaugurado em 1914 como consequência dos acordos de 1911 com a Cia. Paulista, para constituir três pontos de junção em suas linhas. Por este ramal, o ramal de Jataí, aberto entre 1910 e 1913, foi unido à estação de Guatapará, então no ramal do Mogi-Guaçu, da CP, foi unido à estação de Monteiros, da CM no ramal de Jataí. Em 1930, Guatapará-CP passou a ser parte do tronco. Em 1961, o ramal de Monteiros foi unido à parte norte do ramal de Jataí, surgindo o ramal de Guatapará, com o trem da Mogiana seguindo direto de Guatapará para Ribeirão Preto. Em 1976, o ramal foi suprimido para passageiros, e, em 1979, acabou para sempre, com o arrancamento de seus trilhos.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Mogiana de Guatapará foi aberta em 1914, como resultado do acordo entre a Mogiana e a Paulista, que previa a ligação das suas linhas nesse local.

Ali, desde 1901, já existia a estação da Companhia Paulista, com o mesmo nome e que fazia parte do então chamado ramal do Mogi-Guaçu (mais tarde, em 1930, por aí passou a correr a linha-tronco da Paulista, de bitola larga).

A estação da Mogiana era a estação terminal do curto ramal de Monteiros. O trem da Mogiana saía da estação da Paulista, cerca de duzentos metros à frente, da plataforma destinada aos embarques e desembarques da Mogiana, e seguia para a estação de Vila Albertina, depois de fazer uma curva de 180 graus por trás da vila.

Guatapará
da Mogiana era uma estação auxiliar. Não funcionava para embarques ou desembarques a não ser em casos excepcionais. Era a casa do chefe da estação da Mogiana. Ao seu lado, uma casa menor era a casa do portador, e segundo seus atuais moradores - o prediozinho é de uma arquitetura maravilhosa - teria sido este a estaçãozinha original, de 1914. Só alguns anos depois é que se construiu a mais nova.

Ela funcionou até 1976, quando o ramal de Guatapará foi desativado. O ramal de Guatapará era o nome dado em 1961 ao trecho norte do ramal de Jataí, juntado com o ramal de Monteiros, pois o trecho entre esta e São Simão havia sido erradicado nesse mesmo ano. Depois disso, os trilhos foram retirados, entre 1978 e 79.

A estação sobrevive em 2018, como residência particular. A estação da Paulista, por sua vez, já foi demolida, sobrando somente uma mais nova, pequena e feia, no leito mais novo do tronco dessa ferrovia.

Em 1989, Guatapará tornou-se município, desmembrando-se de Ribeirão Preto. O pátio da estação ainda se parece muito com o que era há 90 anos; foram-se os trilhos e a estação da Paulista, mas ficaram todas os prédios da Mogiana - vejam as fotos abaixo.

(Veja também GUATAPARÁ - CIA. PAULISTA e FAZENDA GUATAPARÁ)

1912
À ESQUERDA: Planejando o ramal de Monteiros e a estação de Guatapará da Mogiana nos trilhos de Guatapará (O Commercio de Campinas, 7/2/1912).

1942
À ESQUERDA: Morte nos trilhos de Guatapará (O Estado de S. Paulo, 27/6/1942).

ACIMA: Esquema do pátio de Guatapará-CP e de Guatapará da Mogiana pouco antes da mudança da linha da Paulista em 1967 devido à mudança da ponte sobre o rio (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).

ACIMA: Mapa da parte urbana da cidade de Guatapará no encontro do ramal de Guatapará da Mogiana (leste-oeste) com o tronco da Paulista (esta estação aparece com o nome "Est" e a da Mogiana um pouco abaixo no encontro das linhas. O rio que aparece no canto ingerior esquerdo é o rio Mogi- Guaçu - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIOR (IBGE, 1971).
     

Pátio da Mogiana em 1918. À esquerda, oarmazém; à direita, em primeiro plano, a casa do portador, e ao fundo...
...à direita, a estação. Mais ao fundo, entre a estação e o armazém e junto às árvores, a estação da Paulista. Foto Filemon Peres. Compare com a foto à direita (de Ralph M. Giesbrecht), tomada em 2003. As árvores cresceram do lado direito,
...cobrindo a estação e a casa, e os trilhos e a estação da CP não mais existem.

Em 17/11/1998, a estação da Mogiana. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/11/1998, a estação da Mogiana. Foto Ralph M. Giesbrecht

Casa que teria sido a estação original da Mogiana, em 1914, depois transformada em casa do portador e vista em 09/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, vista de trás, em 09/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 08.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.