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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1914-1971)
FEPASA (1971-1979) |
GUATAPARÁ-MOGIANA
Município de Guatapará, SP |
Ramal de Monteiros - km 11,976 |
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SP-4741 |
Altitude: 597 m |
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Inauguração: 03.05.1914 |
Uso atual: moradia (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Monteiros, da Mogiana, foi inaugurado em 1914 como consequência dos
acordos de 1911 com a Cia. Paulista, para constituir três pontos de
junção em suas linhas. Por este ramal, o ramal de Jataí, aberto entre
1910 e 1913, foi unido à estação de Guatapará, então no ramal do Mogi-Guaçu,
da CP, foi unido à estação de Monteiros, da CM no ramal de Jataí.
Em 1930, Guatapará-CP passou a ser parte do tronco. Em 1961, o ramal
de Monteiros foi unido à parte norte do ramal de Jataí, surgindo o
ramal de Guatapará, com o trem da Mogiana seguindo direto de Guatapará
para Ribeirão Preto. Em 1976, o ramal foi suprimido para passageiros,
e, em 1979, acabou para sempre, com o arrancamento de seus trilhos. |
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A ESTAÇÃO: A estação da
Mogiana de Guatapará foi aberta em 1914, como resultado do
acordo entre a Mogiana e a Paulista, que previa a ligação
das suas linhas nesse local.
Ali, desde 1901, já existia a estação
da Companhia Paulista, com o mesmo nome e que fazia parte do então
chamado ramal do Mogi-Guaçu (mais tarde, em 1930, por aí passou
a correr a linha-tronco da Paulista, de bitola larga).
A estação da
Mogiana era a estação terminal do curto ramal de Monteiros.
O trem da Mogiana saía da estação da Paulista, cerca de duzentos metros
à frente, da plataforma destinada aos embarques e desembarques da
Mogiana, e seguia para a estação de Vila Albertina,
depois de fazer uma curva de 180 graus por trás da vila.
Guatapará
da Mogiana era uma estação auxiliar. Não funcionava
para embarques ou desembarques a não ser em casos excepcionais.
Era a casa do chefe da estação da Mogiana. Ao seu lado,
uma casa menor era a casa do portador, e segundo seus atuais moradores - o prediozinho é
de uma arquitetura maravilhosa - teria sido este a estaçãozinha
original, de 1914. Só alguns anos depois é que se construiu
a mais nova.
Ela funcionou até 1976, quando o ramal de Guatapará foi desativado. O ramal de Guatapará era o nome dado
em 1961 ao trecho norte do ramal de Jataí, juntado com o ramal
de Monteiros, pois o trecho entre esta e São Simão havia sido erradicado nesse mesmo ano. Depois disso, os trilhos foram
retirados, entre 1978 e 79.
A estação sobrevive em 2018,
como residência particular. A estação da Paulista, por sua vez, já
foi demolida, sobrando somente uma mais nova, pequena e feia, no leito
mais novo do tronco dessa ferrovia.
Em 1989, Guatapará tornou-se
município, desmembrando-se de Ribeirão Preto. O pátio
da estação ainda se parece muito com o que era há
90 anos; foram-se os trilhos e a estação da Paulista,
mas ficaram todas os prédios da Mogiana - vejam as fotos abaixo.
(Veja também GUATAPARÁ
- CIA. PAULISTA e FAZENDA
GUATAPARÁ)
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1912
À ESQUERDA: Planejando o ramal de Monteiros e a estação de Guatapará da Mogiana nos trilhos de Guatapará (O Commercio de Campinas, 7/2/1912). |
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1942
À ESQUERDA: Morte nos trilhos de Guatapará (O Estado de
S. Paulo, 27/6/1942). |
ACIMA: Esquema do pátio de Guatapará-CP
e de Guatapará da Mogiana pouco antes da mudança da
linha da Paulista em 1967 devido à mudança da ponte
sobre o rio (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Mapa da parte urbana da cidade de Guatapará no encontro do ramal de Guatapará da Mogiana (leste-oeste) com o tronco da Paulista (esta estação aparece com o nome "Est" e a da Mogiana um pouco abaixo no encontro das linhas. O rio que aparece no canto ingerior esquerdo é o rio Mogi- Guaçu - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIOR (IBGE, 1971). |
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Pátio da Mogiana em 1918. À esquerda, oarmazém;
à direita, em primeiro plano, a casa do portador, e ao
fundo... |
...à direita, a estação.
Mais ao fundo, entre a estação e o armazém
e junto às árvores, a estação da
Paulista. Foto Filemon Peres. Compare com a foto à direita
(de Ralph M. Giesbrecht), tomada em 2003. As árvores
cresceram do lado direito, |
...cobrindo a estação e a casa, e os trilhos e
a estação da CP não mais existem. |
Em 17/11/1998, a estação da Mogiana. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Em 17/11/1998, a estação da Mogiana. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Casa que teria sido a estação original da Mogiana,
em 1914, depois transformada em casa do portador e vista em
09/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, vista de trás, em 09/2003. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
08.08.2022
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