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VXY Mogiana em MG
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Jaboticabal
Juca Quito
Doutor Fontes
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ramal de Luzitania-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. Jaboticabal (1916-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1966)
JUCA QUITO
Município de Jaboticabal, SP
Ramal de Luzitania - km 8,050   SP-2095
Altitude: 648,000 m   Inauguração: 15.03.1916
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1916 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Luzitania foi o sucessor da E. F. Jaboticabal, construída por fazendeiros da região em 1916. Originalmente o projeto visava chegar ao norte do Estado, mas devido à existância de uma pedreira após Luzitania, que demandaria altos investimentos com nmaquinário para retirá-la, ela acabou apenas com 25 km e três estações. Em 1951, foi comprada pela Cia. Paulista, depois de anos de administração desta última, e teve o nome alterado para o do ramal. Em 16/06/1966, o trecho além de Doutor Fontes foi suprimido, e o trecho restante durou pouco tempo mais. Os trilhos foram retirados logo depois e as estações abandonadas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Juca Quito recebeu esse nome em homenagem ao Cel. José Augusto de Oliveira, conhecido por Juca Quito, proprietário da fazenda São José e vereador em Jaboticabal. Morreu em 22/8/1915 (nascido em 29/12/1852), meses antes da inauguração da linha e da estação. Em 1951, passou a ser uma das

estações da Paulista, que adquiriu a ferrovia e a transformou no ramal de Luzitânia. A estação foi rebaixada a parada em 1961. O





À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
ramal foi suprimido em 19/06/1966, mas o trecho de Juca Quito (entre Jaboticabal e Dr. Fontes) parece ter sobrevivido um pouco mais de tempo, utilizado como desvio para que a Paulista pudesse ainda utilizar e trazer materiais da pedreira em Dr. Fontes. A estação foi demolida.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1940-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Foto sem data mostra a estação depois de uma reforma, provavelmente nos anos 1950. Arquivo Ralph M. Giesbrecht.


     
     
Atualização: 15.05.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.