|
|
...
Dois Córregos
Lacerda Franco
Banharão
...
Tronco oeste CP-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LACERDA
FRANCO
Município de Dois Córregos,
SP |
Linha-tronco oeste - km 259,698 |
|
SP-2295 |
Altitude: 641,760 m |
|
Inauguração: 15.11.1941 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lacerda Franco foi inaugurada em 1941, juntamente
com as modificações do ramal de Jaú que
originaram o tronco oeste da Paulista.
Em 1986, a estação
estava abandonada e depredada, e, como outras, a própria Fepasa, em
seu relatório de instalações fixas, recomendava a sua demolição.
E, realmente, a estação
já foi demolida há anos.
Como em outras do trecho,
após sua demolição foi construída
sobre a sua plataforma uma cabine de madeira, que sobreviveu
vários anos no abandono até que em 06/2000 um incêndio na mata destruiu
também a casinha.
O local da antiga estação ainda
era em 2001 um lugar bonito para se ver as paisagens; ficava próximo
da cidade, com o acesso por uma estrada de terra. Dali só sobraram
os destroços e muito mato, além de uma mangueira e de
um pé de jatobá (informações de Edson
Pietronero,
de Dois Córregos, em 10/2001).
ACIMA: A estação anunciada no dia
de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941).
|
1962
AO LADO: Lacerda Franco, o homem. (Biografia publicada em 19/05/1962 no jornal Folha de S. Paulo). |
(Fontes: Edson Pietronero; Folha da Manhã, 1941;
Folha de S. Paulo, 19/5/1962; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; VFCO/Flavio Cavalcanti; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1930-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Plataforma da estação em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
A estação em 1986. Foto do relatório da
Fepasa, 1986 |
Cabina de comando da estação em 1986. Foto do
relatório da Fepasa, 1986 |
Era aqui que ficava a estação... Foto de Edson
Pietronero, em 2001 |
Era aqui que ficava a estação... Foto de Edson
Pietronero, em 2001 |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.08.2022
|
|