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VXY Mogiana em MG
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Dois Córregos
Lacerda Franco
Banharão
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Tronco oeste CP-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998)
LACERDA FRANCO
Município de Dois Córregos, SP
Linha-tronco oeste - km 259,698   SP-2295
Altitude: 641,760 m   Inauguração: 15.11.1941
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1941 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lacerda Franco foi inaugurada em 1941, juntamente com as modificações do ramal de Jaú que originaram o tronco oeste da Paulista. Em 1986, a estação estava abandonada e depredada, e, como outras, a própria Fepasa, em seu relatório de instalações fixas, recomendava a sua demolição. E, realmente, a

ACIMA: A estação anunciada no dia de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941).

estação já foi demolida há anos. Como em outras do trecho, após a demolição foi construída sobre a sua plataforma uma cabine de madeira, que sobreviveu vários anos no abandono até que em
06/2000 um incêndio na mata destruiu também a casinha. O local da antiga estação ainda é um lugar bonito para se ver as paisagens; fica próximo da cidade, com o acesso por uma estrada de terra. Dali só sobraram os destroços e muito mato, além de uma mangueira e de um pé de jatobá (informações de Edson Pietronero,
de Dois Córregos, em 10/2001
).
(Fontes: Edson Pietronero; Folha da Manhã, 1941; Folha de S. Paulo, 19/5/1962; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; VFCO/Flavio Cavalcanti; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1930-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

Plataforma da estação em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

A estação em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Cabina de comando da estação em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Era aqui que ficava a estação... Foto de Edson Pietronero, em 2001

Era aqui que ficava a estação... Foto de Edson Pietronero, em 2001
 
     
Atualização: 10.02.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.