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Passagem
Luzitania
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ramal de Luzitania-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Jaboticabal
(1916-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1966) |
LUZITANIA
Município de Jaboticabal, SP |
Ramal de Luzitania - km 25,155 |
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SP-2096 |
Altitude: 550,000 m |
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Inauguração: 15.03.1916 |
Uso atual: moradia (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Luzitania foi o sucessor da E. F. Jaboticabal, construída
por fazendeiros da região em 1916. Originalmente o projeto visava
chegar ao norte do Estado, mas devido à existância de uma pedreira
após Luzitania, que demandaria altos investimentos com nmaquinário
para retirá-la, ela acabou apenas com 25 km e três estações. Em 1951,
foi comprada pela Cia. Paulista, depois de anos de administração desta
última, e teve o nome alterado para o do ramal. Em 16/06/1966, o trecho
além de Doutor Fontes foi suprimido, e o trecho restante durou pouco
tempo mais. Os trilhos foram retirados logo depois e as estações abandonadas.
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A ESTAÇÃO: Em 5/11/1914,
os proprietários da ferrovia ainda em projeto, a E. F. Jaboticabal,
anunciavam que chamariam a estação que seria construída no bairro
da Ponte Alta, de Luzitânia. Em março de 1916,
foi inaugurada a estação, que deveria servir como terminal provisório
da linha. Ela deveria seguir até Pitangueiras e prosseguir
para mais ao norte. Já tinha três estações projetadas, inclusive com
nomes: Major Novaes, Alves Lima e Curupi.
O anúncio do prolongamento chegou a ser feito oficialmente em 29/01/1916,
mas a existência de uma pedreira entre as fazendas do Tanque
e São João, do Major Novaes, somado ao
fato de a EFJ não ter maquinário para removê-la, acabou fazendo com
que seus proprietários desistissem do empreendimento.
Em 1934, o local passou a ser distrito do município de Jaboticabal,
situação que se mantém até os dias de
hoje.
Em 1951, a Cia. Paulista adquiriu a empresa, que já vinha administrando
nos últimos anos. Passou a se chamar ramal de Luzitânia, que
não teria vida muito longa.
Em 16/09/1966, o trecho entre Dr. Fontes e Luzitânia
foi suprimido.
O prédio da estação, feito de chapas, sobrevivia até 2016, ocupado
por uma família como moradia.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Miguel Saad; Clovis Capalbo; Cia. Paulista: relatórios anuais,
1950-69) |
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Entrada da vila de Lusitânia, com os trrilhos, provavelmente
anos 1940. Foto cedida por Clovis Capalbo |
Entrada da vila de Lusitânia, com os trrilhos, provavelmente
anos 1940. Foto cedida por Clovis Capalbo |
A estação, de chapas, servindo como moradia, em
17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A ex-estação em 20/2016. Foto Miguel Saad |
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Atualização:
18.11.2017
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