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VXY Mogiana em MG
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Barra Funda-EFS
Matarazzo
Lapa-EFS
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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São Paulo Railway (? -1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-c. 1980)
MATARAZZO
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km   SP-2348
    Inauguração: n/d
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Matarazzo era uma parada dentro da fábrica da I. R. F. Matarazzo, onde passava a linha da SPR e depois da Santos-Jundiaí. Servia para embarque e desembarque de cargas, e também para, em determinadas circunstâncias, embarque de trabalhadores daquela indústria. Com a demolição da fábrica nos anos 1980, as paredes da área de embarque e desembarque ainda permaneceram de pé, num trecho em que os trens metropolitanos passam como se fosse dentro de uma região bombardeada por caças, como restos de uma guerra que nunca ocorreu. Até meados do anos passado uma locomotiva ficou estacionada, abandonada, naquele ponto.
(Fontes: Alexandre Giesbrecht; Folha de S. Paulo publicada em 29/10/1995; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Locomotiva na estação Matarazzo. Foto Folha de S. Paulo publicada em 29/10/1995

Locomotiva na estação Matarazzo. Foto Folha de S. Paulo publicada em 29/10/1995

Ruínas da estação e fábrica Matarazzo, em 2000. Autor desconhecido

Junto às ruínas da chaminé, a velha placa da estação resiste. Foto Alexandre Giesbrecht em 12/2010
   
     
Atualização: 24.12.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.