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Barra Funda-EFS
Matarazzo
Lapa-EFS
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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São Paulo
Railway (? -1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-c. 1980) |
MATARAZZO
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km |
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SP-2348 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: em ruínas |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Matarazzo era uma parada dentro da fábrica da I. R. F. Matarazzo,
onde passava a linha da SPR e depois da Santos-Jundiaí.
Servia para embarque e desembarque de cargas, e também para, em determinadas
circunstâncias, embarque de trabalhadores daquela indústria. Com a
demolição da fábrica nos anos 1980, as paredes da área de embarque
e desembarque ainda permaneceram de pé, num trecho em que os trens
metropolitanos passam como se fosse dentro de uma região bombardeada
por caças, como restos de uma guerra que nunca ocorreu. Até meados
do anos passado uma locomotiva ficou estacionada, abandonada, naquele
ponto.
(Fontes: Alexandre Giesbrecht; Folha de S. Paulo publicada
em 29/10/1995; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Locomotiva na estação Matarazzo. Foto Folha de
S. Paulo publicada em 29/10/1995 |
Locomotiva na estação Matarazzo. Foto Folha de
S. Paulo publicada em 29/10/1995 |
Ruínas da estação e fábrica Matarazzo,
em 2000. Autor desconhecido |
Junto às ruínas da chaminé, a velha placa
da estação resiste. Foto Alexandre Giesbrecht
em 12/2010 |
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Atualização:
24.12.2010
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