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Luz
Barra Funda
Água Branca
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2017
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São Paulo
Railway (1892-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1988)
Trem de Prata (1994-1998) |
BARRA
FUNDA - SPR/EFSJ
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 81,510 (1935) |
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SPP-0979 |
Altitude: 721 m |
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Inauguração: 19.05.1892 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1964 |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação da Barra Funda foi
aberta em 1892, próxima à estação do mesmo nome da Sorocabana.
Como a desta última, era um "armazém regulador", que regulava
os estoques para serem encaminhados para o porto ou para o interior.
Também atendia aos passageiros do já populoso bairro da Barra
Funda.
Ao redor da estação, vários armazéns da ferrovia e particulares
eram atendidos pelas composições de cargas. Com o tempo a estação,
já com um prédio mais moderno, passou a atender os trens de subúrbio,
o que fez até 05.09.1988, quando o seu movimento de passageiros
passou para a nova estação, construída mais à frente para atender
tanto os trens metropolitanos da Santos-Jundiaí, como da
antiga Sorocabana e também do metrô, que ali passou a se
encontrar também.
Notar que nas fotografias do pé desta página, há fotos das duas estações durante o tempo (SPR e Sorocabana).
Sem função, o terminal de passageiros passou a ser utilizado para
o embarque dos passageiros do "Trem de Prata", que iniciou
as operações em 1994, seguindo dali até a linha da RFFSA
(ex-
Central) que seguia para o Rio de Janeiro, como
um trem noturno.
A estação ficava junto ao viaduto da avenida
Pacaembu. Em novembro de 1998 esse trem de passageiros foi
desativado e a estação foi fechada.
Em maio de 2001 parte dela havia sido demolida, mas o corpo central
ainda estava lá.
SOBRE A DATA
EXATA DE FUNCIONAMENTO DOS TRENS DA FEPASA NA ESTAÇÃO
ATUAL DA BARRA FUNDA A PARTIR DE 1988, LEIA AQUI.
(Veja também BARRA FUNDA-FEPASA
e BARRA FUNDA-EFS)
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1895
AO LADO: Fuga de colonos da estação da Barra Funda - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (O Estado de S.
Paulo, 3/11/1895) |
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1896
AO LADO: Suicidio na estação (O Estado de S.
Paulo, 17/01/1896) |
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1897
AO LADO: Acidente com morte na estação (O Estado de S.
Paulo, 28/5/1897) |
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1897
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S.
Paulo, 4/7/1897) |
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1917
AO LADO: As porteiras da estação atrapalham o trânsito de veículpos e pessoas (O Estado de S.
Paulo, 7/1/1917) |
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1925
AO LADO: Morte na estação (O Estado de S.
Paulo, 4/7/1925)
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1935
AO LADO: Atropelamento na estação (O Estado de S.
Paulo, 14/11/1935) |

ACIMA: Estação antes da construção
da que hoje ainda existe ali em ruínas e com a anterior já
demolida (Anos 1950? - Foto Beny Ganso).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa
local; Wanderley Duck; Marcello Tallamo; Marcrlo B. Biane; Luis
Fernando da Silva; Beny Ganso; O Estado de S. Paulo, 1925; SRevista
Ferrovia, 1964)
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A estação antiga, nos anos 1950. Foto cedida por
Marcello Talamo |

Escoteiros na escada da passarela da estação,
final dos anos 1950. Foto cedida por Wanderley Duck |

A estação atual (hoje parcialmente demolida),
em fase final de construção, em abril de 1964.
A passarela de metal da velha SPR seria retirada pouco depois
e substituída por uma em concreto. Foto Revista Ferrovia
no. 337, 04/1964 |

Plataforma da estação, abandonada e pichada, em
12/02/2001. Foi tirada do trem por Marcelo B. Biane |

A estação, fechada, em 08/03/2001, pouco tempo
antes de ser parcialmente demolida. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação já semidemolida em 24/8/2010.
Foto Luis Fernando da Silva |
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Atualização:
01.07.2023
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