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Georgia
Morro Agudo
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ramal de Pontal - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Morro Agudo
(1929-1952)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1952-1966) |
MORRO
AGUDO
Município de Morro Agudo, SP |
Ramal de Pontal - km 55,400 (1958) |
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SP-2411 |
Altitude: 540 m |
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Inauguração: 15.08.1929 |
Uso atual: Prefeitura Municipal (1999) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Pontal, da Cia. Paulista, se originou do ramal do Mogi-Guaçu,
aberto em 1903 ligando Rincão a Pontal. A partir de 1914, Pontal foi
ligada ao ramal de Sertãozinho, da Mogiana, pelo acordo entre as duas
companhias. Em 1930, com a consolidação do tronco de bitola larga
da Paulista passando pelo trecho entre Guatapará e Passagem, o agora
ramal de Pontal ficou sendo apenas a parte entre esta última e Pontal.
Já havia um ano, entretanto, Pontal estava ligada a outra ferrovia,
a E. F. Morro Agudo, que partia dali e atingia Morro Agudo, com 41
km de linha. Com a compra desta ferrovia pela Paulista, em 1952, depois
de anos de administração da linha, a ferrovia foi incorporada e passou
a fazer parte do ramal de Pontal. Em 16/09/1966, o trecho da antiga
EFMA foi fechado e os trilhos retirados. Em 1970, o trecho Passagem-Pontal
foi unido à Mogiana administrativamente, passando a constituir um
ramal único, sem necessidade de baldeações. Em 1971, passou para a
Fepasa, e poucos anos depois, o tráfego de passageiros foi suprimido.
O ramal está abandonado há anos, sem movimento de cargas, e em 1998
passou a ser propriedade da concessão da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
terminal de Morro Agudo foi aberta pela E.F. Morro Agudo,
em 1929.
Em 1952, foi comprada pela Paulista e passou a fazer parte do ramal
de Pontal.
Foi fechada em 19 de junho de 1966, juntamente com o trecho entre
Pontal e Morro Agudo.
Em 1999 servia como sede da Prefeitura Municipal de Morro Agudo.
"Morei em Morro Agudo de 1961 a 1967. O ramal foi extinto
em 1966. Um trem partia de manhã de Morro Agudo para Pontal e outro
chegava de Pontal em Morro Agudo no final da tarde. Meu avô, já aposentado
da Mogiana, quando nos visitava, ia quase diariamente à estação
no horário do trem da manhã. Hábito (ou paixão) de velho ferroviário.
Hoje lamento não tê-lo acompanhado mais vezes. Naquela época, mesmo
com uma estrada não pavimentada de 17 km, ligando Morro Agudo a Orlândia
e ao asfalto da Anhanguera, o rodoviarismo já estava reinando. O movimento
de cargas e passageiros era mínimo e deu na extinção do ramal"
(Dirceu Baldo, 05/2003).
ACIMA: Mapa publicado na imprensa no dia da
inauguração da ferrovia (O Estado de S. Paulo, 15/8/1929).
1931
AO LADO: Pedia-se um prolongamento
da linha até Santana dos Olhos D'água - hoje
Ipuã. Nunca foi construído (O Estado de S. Paulo,
10/7/1931).
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ACIMA (à esquerda): a plataforma
da estação, provavelmente nos anos 1930, numa
cena que somente pôde ser vista por curtos 37 anos: a despedida
de um trem na estação. (à direita) Cena
tomada provavelmente já no "fim dos tempos", próxima
à desativação em 1966, com a estação
ao fundo; à direita na foto, o início do triângulo
de reversão (Sem data. Fotos de
autor desconhecido; acervo Angelo Stabile).
ACIMA: Trem cargueiro parado em frente
à estação. Ou seria um trem misto? A mesma foto
pode também ser vista mais abaixo (Sem data. Foto de
autor desconhecido; acervo Angelo Stabile).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local;
Dirceu Baldo; Angelo Stabile; O Estado de S. Paulo, 1929 e 1931; Arquivo
Histórico de Ribeirão Preto; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1925-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação no ano de sua inauguração.
Arquivo Histórico de Ribeirão Preto |
À esquerda, a estação de Morro Agudo, com
um trem cargueiro junto à plataforma, provavelmente anos
1950. Autor desconhecido; acervo Angelo Stabile |
À esquerda, a estação de Morro Agudo, já
desativada, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido; acervo
Angelo Stabile |
Antiga estação de Morro Agudo, já como
sede da Prefeitura, em 29/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
07.08.2019
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