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Anil
Irara
Uru
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1895-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IRARA
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 692,959
(1938)
Linha do Catalão - km 600,527 (1986) |
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MG-1793 |
Altitude: 947 m |
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Inauguração: 21.12.1895 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Irara foi inaugurada em 1895.
Em 1986, estava aberta e ainda trocava staff. O trem de passageiros passou por ali
até 1998. Era e ainda é um local bastante isolado, próximo
à divisa dos municípios de Uberaba e de Uberlândia.
Em 02/2009 ainda existiam muitas casas de funcionários, todas abandonadas,
além de um alojamento, todos com a inscrição "CM" e uma caixa d'água
de ferro fundido com a data de 1903.
Em 2021, seguia abandonada. Ainda possuía então pelo menos três desvios em seu pátio.
(Coordenadas: 19°11'37.30"S 48° 7'16.74"W)
ACIMA: Vaporeira da Mogiana no pátio
da estação de Irara (data ignorada e autor desconhecido)
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Irara em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Irara com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços(?), CD - caixa d'água, Peq, Dep.- Pequeno depósito (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Pátio, casa
e caixa d'água da estação de Irara, em 2010 (Foto
Angelo Stabile).
ACIMA: A estação
de Irara, já bastante danificada em fevereiro de 2016 (Foto
Glaucio Henrique Chaves).
.ACIMA: A estação em 2016 (Foto
Glaucio Henrique Chaves).
ACIMA: Vista aérea da estação de Irara e o pátio ferroviário em 2021 (Foto trem_uai/Instagram em 10/08/2021).
(Fontes: Angelo Stabile, 2010; Fernando Picarelli; Carlos Missaglia;
Glaucio Henrique Chaves, 2016; Acervo Prefeitura Municipal de Uberlândia;
Cia. Mogiana: Álbum, c. 1910; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; IBGE, 1957; Cia. Mogiana: Listagem oficial de estações,
1938; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1890-1969; IBGE, 1957) |
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Estação de Irara, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
O trem chega na estação de Irara, em 09/1930.
Foto dos arquivos da Prefeitura |
Estação de Irara, em 1986. Foto do relatório
de instalações fixas da Fepasa (1986) |
Estação de Irara, em 1986. Foto do relatório
de instalações fixas da Fepasa (1986) |
A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 2004. Foto Carlos Missaglia |
A estação em 2010. Foto Angelo Stabile |
A estação em 2017. Autor desconhecido |
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Atualização:
18.02.2023
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