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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Anil
Irara
Uru
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IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1895-1971)
FEPASA (1971-1998)
IRARA
Município de Uberaba, MG
Linha do Catalão - km 692,959 (1938)
Linha do Catalão - km 600,527 (1986)
  MG-1793
Altitude: 947 m   Inauguração: 21.12.1895
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Irara foi inaugurada em 1895.

Em 1986, estava aberta e ainda trocava staff. O trem de passageiros passou por ali até 1998. Era e ainda é um local bastante isolado, próximo à divisa dos municípios de Uberaba e de Uberlândia.

Em 02/2009 ainda existiam muitas casas de funcionários, todas abandonadas, além de um alojamento, todos com a inscrição "CM" e uma caixa d'água de ferro fundido com a data de 1903.

Em 2021, seguia abandonada. Ainda possuía então pelo menos três desvios em seu pátio.

(Coordenadas: 19°11'37.30"S 48° 7'16.74"W)


ACIMA: Vaporeira da Mogiana no pátio da estação de Irara (data ignorada e autor desconhecido)

ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Irara em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

ACIMA: Esquema do patio de Irara com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços(?), CD - caixa d'água, Peq, Dep.- Pequeno depósito (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Pátio, casa e caixa d'água da estação de Irara, em 2010 (Foto Angelo Stabile).

ACIMA: A estação de Irara, já bastante danificada em fevereiro de 2016 (Foto Glaucio Henrique Chaves).
.ACIMA: A estação em 2016 (Foto Glaucio Henrique Chaves).

ACIMA: Vista aérea da estação de Irara e o pátio ferroviário em 2021 (Foto trem_uai/Instagram em 10/08/2021).

(Fontes: Angelo Stabile, 2010; Fernando Picarelli; Carlos Missaglia; Glaucio Henrique Chaves, 2016; Acervo Prefeitura Municipal de Uberlândia; Cia. Mogiana: Álbum, c. 1910; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1957; Cia. Mogiana: Listagem oficial de estações, 1938; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1890-1969; IBGE, 1957)
     

Estação de Irara, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

O trem chega na estação de Irara, em 09/1930. Foto dos arquivos da Prefeitura

Estação de Irara, em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa (1986)

Estação de Irara, em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa (1986)

A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli

A estação em 2004. Foto Carlos Missaglia

A estação em 2010. Foto Angelo Stabile

A estação em 2017. Autor desconhecido
 
     
Atualização: 18.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.