A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Aramina-nova
Valefertil
Babaçu
...

Variante Entroncamento-Amoroso Costa - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Fepasa (1979?-1998)
VALEFÉRTIL
Município de Uberaba, MG
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - km   SP-4095
Altitude: -   Inauguração: 1979?
Uso atual: FCA (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1979?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante Entroncamento-Amoroso Costa foi construída e aberta pela Fepasa em 6 de fevereiro de 1979, para cargas, e em 10 de maio de 1979, para substituir o antigo ramal de Igarapava, da ex-Mogiana, passando a oeste da linha velha e com novas estações. A variante, unida ao tronco retificado da antiga Mogiana, passaram a constituir uma linha única entre Boa Vista, em Campinas, e Araguari, em Minas Gerais. O tráfego de passageiros da linha cessou em setembro de 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Valefértil deve ter sido aberta em 1979 (a confirmar), com a inauguração da variante Entroncamento-Amoroso Costa, que substituiu o antigo ramal de Igarapava. Estação não localizada por mim.

Era a primeira estação em solo mineiro na variante. "A estação era no mesmo estilo de Ituverava-Nova, Aramina-Nova e outras. Foi inaugurada com a variante. Servia como acesso para o desvio da atual fábrica da Fosfertil, que se chamava Valefertil quando da sua criação pelo governo federal, depois não sei por qual motivo, foi rebatizada. Em Valefertil, às vezes embarcavam funcionários da Soma, que fazia o serviço de reparos de vagões da Fosfertil; raramente um funcionário da empresa embarcava ali" (Paulo Cury, 2008).

Em 2010, segundo informação de Leandro Quintiliano, foi reativada pela FCA, depois de anos fechada.

(Fontes: Thiago de Freitas; Paulo Cury; Leandro Quintiliano; Diario da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em julho de 2010. Foto Thiago de Freitas
   
     
     
Atualização: 06.08.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.