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E. F. Itapura-Corumbá
(1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ÁGUA
CLARA (antiga RIO VERDE)
Município de Água Clara, MS |
Linha-tronco - km 638,914 (1959) |
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MS-1580 |
Altitude: 304,252 m |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: depósito de via (Rumo) (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e
Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Água Clara foi inaugurada em 1912. A cidade e a estação
ficam às margens do rio Verde, já na divisa com o município
seguinte, Ribas do Rio Pardo, tendo sido o nome inicial da
estação justamente Rio Verde.
Foi ponta de linha
durante os dois primeiros anos.
Na verdade, a ferrovia no Mato Grosso
foi entregue, em 1912, em duas partes estanques: entre Jupiá e Água Clara e depois, entre Pedro Celestino,
bem além de Campo Grande, e Porto Esperança;
por dificuldades técnicas e financeiras, a parte de mais de
200 km entre esses dois trechos somente foi entregue em 1914, quase
dois anos depois.
Quase cem anos depois, "a estação ferroviária
de Água Clara, da antiga NOB, infelizmente se encontra em péssimas
condições de conservação, sem a devida manutenção pela atual concessionária
da ferrovia, a empresa ALL, causando prejuízo ao patrimônio da União
e à história da cidade e do Estado de Mato Grosso do Sul. Aliás, a
malha férrea (linha) também está bastante sucateada, com trilhos velhos
e dormentes podres, trocados de forma apenas para manter o pouco tráfego
de trens na via (entre Três Lagoas e Campo Grande basicamente só trafegam
composições de petróleo, levando diesel apenas para a capital do Estado).
Tal postura da concessionária demonstra o descaso com a ferrovia no
Estado, inclusive, prejudicando a nossa economia, pois desde que assumiu
a malha da antiga Novoeste, suprimiu o transporte de soja nesse trecho,
se concentrando mais na ligação entre Três Lagoas e Santos, transportando
celulose da fábrica da Fíbria/Votorantim" (Sérgio W. Annibal,
30/7/2012).
Em janeiro de 2023, a antiga estação era utilizada como depósito pela empresa concessionária da via (Rumo).
Veja aqui um histórico da estação de Aguas Claras e de muitas outras da mesma linha
ACIMA: A estação de Rio
Verde e trabalhadores trabalhando na extensão a Campo Grande
posam para o fotógrafo (Illustração Brasileira,
1/11/1913).
ACIMA: O mapa do município de Água Clara nos anos 1950 mostra a estação central, a de Timboré, a de Ferreiro e a de Pena Junior (IBGE: Enciclopedia dos municípios do Brasil, 1960).
ACIMA: Estação de Água Clara
em 1986 com uma locomotiva a vapor, certamente já desativada
na época, junto à plataforma (Foto Arlindo Silva).
ACIMA: Estação de Agua Clara em 6/1/2023 (Foto Matheus Nunes).
(Fontes: Sérgio W. Annibal; Evanildo Santos; Arlindo
da Silva; Ricardo Frontera; José H. Bellorio; Illustração
Brasileira, 1913; IBGE, 1959) |
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Casas da vila e depósito de locomotivas em Água
Clara em 1922. Foto cedida por Ricardo Frontera |
Estação de Água Clara, sem data. Foto cedida
por Ricardo Frontera |
Estação de Água Clara em 1979. Foto José
H. Bellorio |
Fachada da estação de Água Clara em 2001.
Foto José H. Bellorio |
Estação de Água Clara em 2001. Foto José
H. Bellorio |
Placa da quilometragem de Água Clara em 2001. Notar como
as quilometragens se alteram com o tempo. Foto José H.
Bellorio |
Estação de Água Clara em 30/7/2012. Foto
Sérgio W. Annibal |
Estação de Água Clara em 30/7/2012. Foto
Sérgio W. Annibal |
Estação de Água Clara em 3/1/2023. Foto Matheus Nunes |
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Atualização:
09.01.2023
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