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E. F. Noroeste do
Brasil (1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MANOEL
BRANDÃO
Município de Campo Grande, MS |
Linha-tronco - km 861,731 (1959) |
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MS-1597 |
Altitude: |
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Inauguração: 01.12.1951 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Manoel Brandão foi inaugurada em 1951. Seu nome homenageava
um antigo funcionário da Noroeste do Brasil que atuava geralmente
na área de Mato Grosso, tendo sido chefe de estações
e chefe de tráfego durante os anos 1900 e 1910.
Essa estação
era considerada uma referência para quem usava os trens de passageiros,
sendo ela a última parada antes da estação central
de Campo Grande. Até hoje fica afastada da cidade, embora
o povoamento da área tenha aumentado nos últimos anos,
mesmo depois da supressão desses trens.
Ali embarcavam e desembarcavam
em sua maioria funcionários da RFFSA, que moravam ali, lugar
tranqüilo e afastado. Isto, até que, em 2004, a variante
construída pelo sul de Campo Grande eliminou-a da linha
principal: ela ficou como ponta da linha eliminada, é exatamente
até ali que a velha linha desativada ainda mantém seus
trilhos, vindos de Lagoa Rica. Seu pátio de vagões ainda mantém
vagões de algumas empresas que existem por ali.
(Fontes: Clodoaldo Marques; J. M. Pinheiro; José
H. Bellorio; Julio Nogueira; revista Metrópole, 2004; O Avaiense,
01/2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Manoel Brandão em 1976. Foto
José H. Bellorio |
Pátio de Manoel Brandão em 2004. Foto da revista
Metrópole, no. 63, 08/2004 |
A estação em 11/5/2010. Foto Clodoaldo Marques |
A estação em 7/2012. Foto J. M. Pinheiro |
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Atualização:
25.12.2021
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