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E. F. Noroeste do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PENA
JUNIOR
Município de Água Clara, MS |
Linha-tronco - km 588,899 (1959) |
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MS-1576 |
Altitude: 341 m |
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Inauguração: 01.12.1926 |
Uso atual: fechado? (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Penna Junior (Affonso Penna Jr.) foi inaugurada em
1926. Segundo o Guia Geral de 1960, no dia 1 de dezembro. Segundo
reportagem de O Malho, isso ocorreu antes de 20 de março do
mesmo ano, data da revista onde sfoi publicada reportagem sobre o
evento. Seu nome homenageava o filho do ex-Presidente da República,
Affonso Penna. O homenageado, aliás, estava presente
no dia de sua inauguração.
O prédio original foi depois desativado e e uma estação
menor construída poucos metros mais à frente, do outro
lado da linha. Na foto de 1979 e na foto de 2014 (ao pé da
página) vêem-se os dois prédios.
De qualquer forma, os dois prédios ainda existiam em 2011.
O mais antigo era moradia. O mais novo, parecia fechado.
ACIMA: A estação no dia de sua inauguração
(O Malho, 20/3/1926). ACIMA: Em 2014: a estação que
já funcionava havia anos à esquerda e, à direita,
a estação antiga, com a plataforma virada para o outro
lado. Deve ter passado aí uma variante que mudou a posição
dos trilhos. Compare com a fotografia de 1979 (abaixo: ela foi tirada
do outro lado: o prédio novo, nela, aparece ao fundo à
direita e o velho à esquerda), os dois prédios já
existiam (Foto de 2014: Fernando da Silva Rodrigues).
ACIMA: O mapa do município de Água Clara nos anos 1950 mostra a estação central, a de Timboré, a de Ferreiro e a de Pena Junior (IBGE: Enciclopedia dos municípios do Brasil, 1960).
ACIMA: Em 2014: a estação que
já funcionava havia anos à esquerda e, à direita,
a estação antiga, com a plataforma virada para o outro
lado. Deve ter passado aí uma variante que mudou a posição
dos trilhos. Compare com a fotografia de 1979 (abaixo: ela foi tirada
do outro lado: o prédio novo, nela, aparece ao fundo à
direita e o velho à esquerda), os dois prédios já
existiam (Foto de 2014: Fernando da Silva Rodrigues).
(Fontes:
Fernando da Silva Rodrigues; Evanildo Santos; José H. Bellorio;
O Malho, 1926; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE,
1959)) |
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A estação de Pena Junior, nesta foto de 1979,
era a menor, à direita, ao fundo. A outra, à esquerda,
era a antiga, não mais funcionando com estação.
Foto José H. Bellorio |
A estação nova, sem data. Museu ferroviario de Bauru |
A estação nova em 2014. Foto Fernando da Silva
Rodrigues. |
A estação antiga em 2014. Foto Fernando da Silva
Rodrigues. |
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Atualização:
09.01.2021
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