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E. F. Noroeste do
Brasil (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MINISTRO
PESTANA
Município de Dourados, MS |
Ramal de P. Porã - km 1.095,012
(1960) |
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MS-1644 |
Altitude: 362 m |
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Inauguração: 18.05.1949 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Noroeste que ligava Campo Grande à fronteira paraguaia - o
ramal de Ponta Porã - saía da estação
de Indubrasil, na linha-tronco e chegava a Ponta Porã, na fronteira
com o Paraguai. Demorou 9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando
primeiro a Maracaju em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à
estação terminal. Sempre com pouco movimento, os trens
de passageiros foram um dos últimos a serem extintos pela RFFSA,
em junho de 1996, logo depois que a linha passou para a concessão
da Novoeste. A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros
a utilizam mais. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ministro Pestana foi inaugurada em 1949, quando o ramal
teve o tráfego aberto até a estação de
ACIMA: Dormentes podres, estação largada.
O ramal está ao Deus dará, não serve mais para
nada, apenas espera seu fim. Ou alguma alma iluminada vai descobrir
que trem tem finalidade, sim, e não é algo ultrapassado?
(Foto Paulo Yuji Takarada em 2011).
Itahum, em Dourados. O trem de passageiros passou
pela última vez em Ministro Pestana em 01/06/1996.
(Fontes: Ricardo Frontera; Daniel Gentili; Paulo Yuji
Takarada; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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Junto à plataforma da estação de Ministro
Pestana, o carro administração da NOB, provavelmente
em 1949, na inauguração do trecho. Acervo Ricardo
Frontera |
A estação em 2011. Foto Paulo Yuji Takarada |
A estação em 2011. Foto Paulo Yuji Takarada |
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Atualização:
06.01.2012
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