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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Sidrolândia
Piúva
Posto km 103
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IBGE-1959
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1945-1975)
RFFSA (1975-1996)
PIUVA
Município de Sidrolândia, MS
Ramal de Ponta Porã-km 86,237 (1959)   MS-1635
Altitude: 442 m   Inauguração: 21.01.1945
Uso atual: abandonada (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da Noroeste que ligava Campo Grande à fronteira paraguaia - o ramal de Ponta Porã - saía da estação de Indubrasil, na linha-tronco e chegava a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Demorou 9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando primeiro a Maracaju em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à estação terminal. Sempre com pouco movimento, os trens de passageiros foram um dos últimos a serem extintos pela RFFSA, em junho de 1996, logo depois que a linha passou para a concessão da Novoeste. A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros a utilizam mais.
 
A ESTAÇÃO: Depois de se chamar São Bento e depois Serrote durante a construção da linha, a estação toi inaugurada com o nome de Piuva em 1945, no primeiro trecho do ramal que foi entregue e que terminava em Maracaju. O trem de passageiros passou pela última vez em Piuva em 01/06/1996. "Quando ali cheguei um senhor muito simpático veio ao meu encontro, eu me identifiquei e logo ficamos "amigos". Seu nome é José (como muitos por onde ando) e disse que mora na Piúva já faz 12 anos. Ele reformou a casa do chefe da estação e mora nela. A casa dos chefes de estação ou feitor segundo José são anexas às estações acredito que da maioria das pequenas estações do ramal. Na estação ele fechou as entradas, segundo ele contra a entrada de vândalos, pois atrás da estação existe uma fazenda e de um lado um assentamento de reforma agrária. Segundo ele tanto o pessoal da fazenda como do assentamento queriam derrubar a estação que se não fosse ele morando já teriam derrubado tudo. Ainda no complexo no lado da estação existe uma casa simples caindo o telhado já quase toda em ruínas, uma caixa d'água e três casas geminadas duas em bom estado, uma serve como centro de reuniões do assentamento uma está fechada e a outra só restam as paredes. Repare o resto do piso de uma das casas. A antiga

ACIMA: Conjunto de construções na vila ferroviária de Piuva. Abaixo, piso externo de um dos prédios (Fotos Thobias Pezzoni, novembro de 2013).
latrina de porcelana ainda sobrevive no banheiro interno, acredito que era um luxo para uma época que banheiro era bem longe da casa quando tinha. Repare a casa do chefe de estação (atrás dos pinheirinhos) junto com a estação. A estação de Piqui é idêntica porém não mora ninguém. Enquanto na Piúva a casa está bem cuidada e a estação está bem deteriorada na Piqui a estação está mais conservada e a casa está toda trincada com figueiras abraçando parte da casa. Uma pena pois a estrutura da construção é uma só, casa/estação
" (Thobias Pezzoni, 8/11/2013).
     

Armazem em Piuva, 11/2013. Foto Thobias Pezzoni

Estação de Piuva, 11/2013. Foto Thobias Pezzoni

Estação de Piuva, 11/2013. Foto Thobias Pezzoni
     
     
Atualização: 11.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.