|
|
...
Bairro dos Prados
Nova Peruíbe
Peruíbe
...
ramal de Juquiá-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
... |
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(anos 1960?-1971)
FEPASA (1971-1998) |
NOVA
PERUÍBE
Município de Peruíbe, SP |
Ramal de Juquiá - km 173,175 (1986) |
|
SP-0186 |
|
|
Inauguração: anos
1960? |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Nova
Peruíbe, sem data de abertura conhecida, mas aberta depois de
1960, chamou-se Parada do km 174 por muito tempo. Na foto abaixo,
a placa com esse nome ainda aparece, em 1975. A parada está já sem
cobertura já há muitos anos.
(Fontes: Nilson Rodrigues; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Na então "Parada do km 174", ainda inteira
mas cheia de inscrições nas paredes e colunas,
Nilson Rodrigues posa com a família, em 1975. Foto enviada
por ele mesmo. |
Parada de Nova Peruíbe, já sem cobertura em 1986.
Foto do relatório da Fepasa desse ano |
Os trilhos cobertos de mato e a plataforma sem função,
em 08/2007. Foto Nilson Rodrigues |
Restos da parada em 8/2009. Foto Nilson Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.08.2010
|
|