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VXY Mogiana em MG
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Bairro dos Prados
Nova Peruíbe
Peruíbe
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ramal de Juquiá-1980
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (anos 1960?-1971)
FEPASA (1971-1998)
NOVA PERUÍBE
Município de Peruíbe, SP
Ramal de Juquiá - km 173,175 (1986)   SP-0186
    Inauguração: anos 1960?
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Nova Peruíbe, sem data de abertura conhecida, mas aberta depois de 1960, chamou-se Parada do km 174 por muito tempo. Na foto abaixo, a placa com esse nome ainda aparece, em 1975. A parada está já sem cobertura já há muitos anos.
(Fontes: Nilson Rodrigues; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Na então "Parada do km 174", ainda inteira mas cheia de inscrições nas paredes e colunas, Nilson Rodrigues posa com a família, em 1975. Foto enviada por ele mesmo.

Parada de Nova Peruíbe, já sem cobertura em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Os trilhos cobertos de mato e a plataforma sem função, em 08/2007. Foto Nilson Rodrigues

Restos da parada em 8/2009. Foto Nilson Rodrigues
   
     
Atualização: 05.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.