A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Nova Peruíbe
Peruíbe
Ana Dias
...

ramal de Juquiá-1980

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Southern São Paulo Railway (1914-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PERUÍBE
Município de Peruíbe, SP
Ramal de Juquiá - km 177,049 (1960)   SP-0783
Altitude: 3 m   Inauguração: 24.08.1914
Uso atual: bem mantida (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Peruíbe foi inaugurada em 1914, tendo sido outra das estações originais da Southern São Paulo Railway. A quilometragem original era 84,922.

Na época pertencente a Itanhaém, Peruíbe acabou por se tornar município em 1959.

Em 1948, o prédio passou por uma ampla reforma.

O último trem de passageiros passou por ali em 1997; o último cargueiro, em 2003.

O prédio esteve por um bom tempo abandonado, localizado próximo ao centro de Peruíbe, na rua Riachuelo, em frente à rua 24 de Dezembro.

"Inaugurada em agosto de 1914 pela Southern São Paulo Railway, integrando a linha Santos-Juquiá, a Estação de Peruíbe é uma das poucas da região que ainda exibem o padrão arquitetônico adotado pela empresa inglesa, responsável pela implantação das ferrovias no País no início do século passado.Apesar do valor histórico, o imóvel está abandonado. Além das pichações, o telhado está comprometido e as paredes apresentam sinais de infiltração. Porém, certos detalhes da construção sobrevivem ao vandalismo, como a grade de ferro da bilheteria e a placa de identificação do local" (A Tribuna de Santos, 27/06/2006).

Em agosto de 2010, a estação foi entregue restaurada pelo município para servir como arquivo municipal - que foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2011, apenas. O único problema são as cores: nada, mas absolutamente nada, têm a ver com as ferrovias, tanto Sorocabana quanto Fepasa. E os trilhos poderiam ter sido desenterrados para dar uma impressão melhor de estação. Na verdade, a aparência de estação ferroviária foi perdida.

Em 2016, servia como museu arqueológico. Em 2022, estava bem conservada externamente, mas não sei se o uso se mantinha o mesmo.


ACIMA: Assim como diversas outras estações do ramal Santos a Juquiá, a cidade de Peruíbe também utilizava o trem da Sorocabana como alavanca de vendas. VEJA O ANUNCIO TODO CLICANDO SOBRE A IMAGEM (Folha da Manhã, 7/7/1946).
ACIMA: Trem turistico (chamado de Trem do Petená) chega a Peruíbe num final de semana em 1989. Ainda existia o trem diário para passageiros, da FEPASA (Foto Nilson Rodrigues).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Nilson Rodrigues; Onira Betioli Cibtek; Alex Pisciotanno; João Emilio Gerodetti; Wanderley Duck; Paulo Kramer; Adriano Martins; E. F. da Sorocabana: Relatórios anuais , 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; A Tribuna de Santos, 2006; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original da SSPR em 1924. Foto pertencente a João Emilio Gerodetti

O Expresso Ouro Branco na plataforma da estação de Peruíbe, provavelmente anos 1950. Foto do acervo da SBF, cedida por Paulo Kramer

A estação, foto sem data. Cessão Wanderley Duck

Estação de Peruíbe em 20/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2001. Autor desconhecido

A estação de Peruíbe em 08/2003. Foto Adriano Martins

Abril de 2009. Estação em restauro. Foto Alex Pisciotanno

A estação restaurada, em setembro de 2010. Foto Onira Betioli

A antiga estação em 2/2014. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 14/6/2022. Foto Marcos Nobrega

   
     
Atualização: 20.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.