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Limoeiro
Parada Lima
São José dos Campos
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E. F. Central do
Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARADA LIMA
Município de São José
dos Campos, SP |
Ramal de São Paulo - km 394,000
(1960) |
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SP-1240 |
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Inauguração: 18.08.1943 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A Parada Lima
foi inaugurada em 1943. "Na verdade,o nome da parada era proveniente
da família da esposa do dono da fazenda. O dono da fazenda onde hoje
está o clube "Thermas do Vale" chamava-se Lacerda.
A parada ficava em terras vizinhas, na qual o nome da família era
Lima. Logo,a estação foi batizada com esse nome. A família Lacerda
era dona das terras que começavam onde hoje seria a fábrica
da Eaton e ia até o Thermas do Vale. Dali
ACIMA: A rua é o velho leito da Central, arrancado
em 2010; a casa de turma, que devia ser junto à antiga Parada
Lima, está descaracterizada mas mantém o logotipo EFCB.
ABAIXO: A mesma casa, fotografada mais de perto, mostrando o logotipo
(Fotos Frank Peter Paul Nützler em 6 de setembro de 2010).
para a frente começavam as terras dos Lima. Como e estação ficava
nestas terras... A parada funcionou com total vapor até meados dos
anos 1960, mas depois começaram a depreciá-la e ela agonizou
lá pelos anos 1970" (Ernesto Paparelli, 08/2004).
Ainda sobre pelo menos uma casa da Central do Brasil - com o velho
logotipo EFCB e bastante descaracterizada, junto à linha, sem
atividade desde 1995 e arrancada no ano de 2010. Do outro lado do
leito fica o muro traseiro do condomínio residencial fechado
Jardim das Colinas.
(Fontes: Frank Peter P. Nützler; Ernesto Paparelli;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
07.09.2010
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