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VXY Mogiana em MG
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Limoeiro
Parada Lima
São José dos Campos
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E. F. Central do Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996)
PARADA LIMA
Município de São José dos Campos, SP
Ramal de São Paulo - km 394,000 (1960)   SP-1240
    Inauguração: 18.08.1943
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A Parada Lima foi inaugurada em 1943. "Na verdade,o nome da parada era proveniente da família da esposa do dono da fazenda. O dono da fazenda onde hoje está o clube "Thermas do Vale" chamava-se Lacerda. A parada ficava em terras vizinhas, na qual o nome da família era Lima. Logo,a estação foi batizada com esse nome. A família Lacerda era dona das terras que começavam onde hoje seria a fábrica da Eaton e ia até o Thermas do Vale. Dali

ACIMA: A rua é o velho leito da Central, arrancado em 2010; a casa de turma, que devia ser junto à antiga Parada Lima, está descaracterizada mas mantém o logotipo EFCB. ABAIXO: A mesma casa, fotografada mais de perto, mostrando o logotipo (Fotos Frank Peter Paul Nützler em 6 de setembro de 2010).
para a frente começavam as terras dos Lima. Como e estação ficava nestas terras... A parada funcionou com total vapor até meados dos anos 1960, mas depois começaram a depreciá-la e ela agonizou lá pelos anos 1970
" (Ernesto Paparelli, 08/2004). Ainda sobre pelo menos uma casa da Central do Brasil - com o velho logotipo EFCB e bastante descaracterizada, junto à linha, sem atividade desde 1995 e arrancada no ano de 2010. Do outro lado do leito fica o muro traseiro do condomínio residencial fechado Jardim das Colinas.
(Fontes: Frank Peter P. Nützler; Ernesto Paparelli; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 07.09.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.