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VXY Mogiana em MG
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Jacareí
Limoeiro
Parada Lima
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1998)
LIMOEIRO
Município de São José dos Campos, SP
Ramal de São Paulo - km 400,002 (1928)   SP-1238
Altitude: 567 m   Inauguração: 05.10.1894
Uso atual: abandonada (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F. Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 1920 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Limoeiro foi aberta em 1894. Em 1926, foi entregue o prédio atual. A linha ali está abandonada há anos, por causa da não utilização do trecho entre Mogi e São José dos Campos. A estação esteve abandonada e depredada em frente a um bairro pobre, embora recentemente tenham aparecido alguns movimentos para a sua restauração. De qualquer forma, alguém se apossou dela para moradia e estava cuidando dela dentro das possibilidades, em 2004. Logo depois, foi abandonada novamente e em meados de 2007 os próprios moradores do bairro passaram a fazer a limpeza e a reforma dela para abrigar uma biblioteca,

ACIMA: A estação de Limoeiro, ainda nos "bons tempos" (Anos 1940 - Acervo Ernesto Paparelli).
bastante precária em termos de instalações. Não durou muito. Em março de 2009, várias janelas estavam lacradas e a estação tinha à sua frente sacos de lixo em profusão. A estação está tombada pelo município desde 1996. O prédio da estação, por sua vez, estava abandonado em abril de 2009. Em 2013, a Prefeitura conseguiu a posse da estação cedidas pelo SPU. A estação estava abandonada e totalmente devassada.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ernesto Paparelli; Wanderley Duck; E. F. Central do Brasil, Relatório anual, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Limoeiro, depredada, em 20/01/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Limoeiro, depredada, em 20/01/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Limoeiro, depredada, em 20/01/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação cada vez pior, em 01/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação cada vez pior, em 01/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação cada vez pior, em 01/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 20.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.