|
 |
...
Serrinha
Pinhalzinho
Francisco Simas
...
ramal de Pinhalzinho-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
 |
|
|
|
FEPASA (1974-1998)
ALL (1998-) |
PINHALZINHO
Município de Sengés, PR |
Ramal de Pinhalzinho - km 350,208 (1987) |
|
PR-2059 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1974 |
Uso atual: estação da ALL |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1975 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Por volta
de 1976, a FEPASA entregou uma nova linha, que ligava a estação
de Entroncamento, no ramal de Apiaí, a Pinhalzinho. Esse ramal
era uma opção mais curta e rápida para Ponta Grossa, no Paraná, ao
invés de se usar a antiga passagem por Itararé e Jaguariaíva. Pinhalzinho
fica justamente na fronteira SP-PR, onde a linha se ligava com um
também novo ramal da Refesa. O ramal de Pinhalzinho, junto com o trecho
inicial do ramal de Apiaí, foi o responsável pelo desaparecimento
do trecho Itapeva-Itararé do velho ramal, e hoje passam por ali os
trens que se dirigem para o sul do País e Argentina, operados pela
concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pinhalzinho foi inaugurada em 1974 (ou 1975, dependendo
da fonte). Para a Fepasa, era a estação terminal do
ramal, mas na verdade a linha segue para o Rio Grande do Sul, sendo
o "Tronco Principal Sul" - que a rigor é a
ferrovia vinda de Brasilia via a antiga Mogiana e parte da antiga
Sorocabana - como passou a ser denominada. Desde Itapeva até
Vacaria, RS, foi toda construída pelo exército
- mas, note-se, por batalhões diferentes, dependendo de que
trecho - nos anos 1960 e 1970. Com a concessão de todo o trecho,
tanto paulista (1998) quanto o paranaense (1996) para a concessionária
ALL, a linha passou a ser operada por uma única empresa ferroviária.
A estação desempenhou por muito tempo o mesmo papel
que a estação de Itararé teve por muitos
anos, até que o trecho final daquele ramal foi desativado,
porém sem a movimentação de trens de passageiros,
que nunca passaram por Pinhalzinho. O prédio da estação
fica metade em território paranaense e metade em território
paulista, passando a divisa pelo eixo central do prédio da
estação. Antes da privatização das linhas,
a estação pertencia tanto à FEPASA como à
RFFSA, em partes iguais, e era operada pela RFFSA. Hoje é operada
pela ALL, que ficou com a concessão dos dois lados da linha.
"Como as outras estações do Tronco entre Itapeva
e Uvaranas, a estação e a vila ferroviária de
Pinhalzinho foi construída pelo Exercito, e não passava de um ponto
de cruzamento no meio do nada. Foi a única vila do trecho que
prosperou, tornando-se uma vila de lenhadores - para ser ter uma idéia
de distância, a cidade mais próxima, Itararé, fica a
2 horas de caminhão, porque, de carro, nem pensar em atravessar aquelas
matas". (Antonio Carreão, Sorocaba, SP, 12/2002) |
|
|
|

A estação, em 1975. Reprodução (ruim)
de foto do acervo da ABPF-Paraná |

A estação de Pinhalzinho, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |

A estação de Pinhalzinho, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |

A estação em 12/2002. Ffoto Antonio Carreão |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.10.2015
|
|