A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Serrinha
Pinhalzinho
Francisco Simas
...

ramal de Pinhalzinho-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
FEPASA (1974-1998)
ALL (1998-)
PINHALZINHO
Município de Sengés, PR
Ramal de Pinhalzinho - km 350,208 (1987)   PR-2059
Altitude: -   Inauguração: 1974
Uso atual: estação da ALL   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1975
 
 
HISTORICO DA LINHA: Por volta de 1976, a FEPASA entregou uma nova linha, que ligava a estação de Entroncamento, no ramal de Apiaí, a Pinhalzinho. Esse ramal era uma opção mais curta e rápida para Ponta Grossa, no Paraná, ao invés de se usar a antiga passagem por Itararé e Jaguariaíva. Pinhalzinho fica justamente na fronteira SP-PR, onde a linha se ligava com um também novo ramal da Refesa. O ramal de Pinhalzinho, junto com o trecho inicial do ramal de Apiaí, foi o responsável pelo desaparecimento do trecho Itapeva-Itararé do velho ramal, e hoje passam por ali os trens que se dirigem para o sul do País e Argentina, operados pela concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pinhalzinho foi inaugurada em 1974 (ou 1975, dependendo da fonte). Para a Fepasa, era a estação terminal do ramal, mas na verdade a linha segue para o Rio Grande do Sul, sendo o "Tronco Principal Sul" - que a rigor é a ferrovia vinda de Brasilia via a antiga Mogiana e parte da antiga Sorocabana - como passou a ser denominada. Desde Itapeva até Vacaria, RS, foi toda construída pelo exército - mas, note-se, por batalhões diferentes, dependendo de que trecho - nos anos 1960 e 1970. Com a concessão de todo o trecho, tanto paulista (1998) quanto o paranaense (1996) para a concessionária ALL, a linha passou a ser operada por uma única empresa ferroviária. A estação desempenhou por muito tempo o mesmo papel que a estação de Itararé teve por muitos anos, até que o trecho final daquele ramal foi desativado, porém sem a movimentação de trens de passageiros, que nunca passaram por Pinhalzinho. O prédio da estação fica metade em território paranaense e metade em território paulista, passando a divisa pelo eixo central do prédio da estação. Antes da privatização das linhas, a estação pertencia tanto à FEPASA como à RFFSA, em partes iguais, e era operada pela RFFSA. Hoje é operada pela ALL, que ficou com a concessão dos dois lados da linha. "Como as outras estações do Tronco entre Itapeva e Uvaranas, a estação e a vila ferroviária de Pinhalzinho foi construída pelo Exercito, e não passava de um ponto de cruzamento no meio do nada. Foi a única vila do trecho que prosperou, tornando-se uma vila de lenhadores - para ser ter uma idéia de distância, a cidade mais próxima, Itararé, fica a 2 horas de caminhão, porque, de carro, nem pensar em atravessar aquelas matas". (Antonio Carreão, Sorocaba, SP, 12/2002)
     

A estação, em 1975. Reprodução (ruim) de foto do acervo da ABPF-Paraná

A estação de Pinhalzinho, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação de Pinhalzinho, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação em 12/2002. Ffoto Antonio Carreão
   
     
Atualização: 16.10.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.