A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Arpuí
Piracaia
...

Ramal de Piracaia-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
E. F. Bragantina (1914-1967)
PIRACAIA
Município de Piracaia, SP
Ramal de Piracaia - km 30,603   SP-1875
Altitude: 789,400 m   Inauguração: 01.02.1914
Uso atual: escola (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracaia da E. F. Bragantina foi aberto em janeiro de 1914, ligando a estação de Caetetuba a Piracaia, passando pela cidade de Atibaia. Em 5 de janeiro de 1967, foi desativado, e seus trilhos retirados não muitos anos depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação da cidade de Piracaia foi inaugurada em 1914, juntamente com o ramal, que tinha como ponto terminal essa estação.

Desativado o ramal em 1967, a antiga estação tornou-se uma escola, na parte baixa da cidade, que continua pequena.

Em 2016, a estação estava cercada por muros e com o prédio muito bem conservado.


Ver também texto sobre a cidade e a estação em: https://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2011/10/piracaia-e-curralinho-em-1911-12.html e também o comentário de Thiago de Aquimo Souza Jr. em 23/09/2023:

"Fiquei surpreso em saber que Sud Mennucci lecionou em Piracaia e também admirado com a proposta do prolongamento da ferrovia para Joanópolis, pois as justificativas expostas há mais de 100 anos, fazem-se atuais! Sobre a foto da ponte de pedra, o vão lateral se deve ao desbarrancamento do leito, já sem trilhos, devido a uma enchente em 1975. Havia também um pontilhão metálico sobre o leito ferroviário no início da rodovia Padre Aldo Bolini (atrás do cemitério) que liga Piracaia a Bragança. Esse pontilhão foi retirado acho que nos anos 1990 e o leito foi elevado ao nível da rodovia. Uma pena, pois era bonito, histórico, com características da SPR, assim como as estações da Bragantina, merecia ser preservado!"

1916
AO LADO:
Festa na estação e cidade de Piracaia em 1916 (O Estado de S. Paulo, 5/1/1916)











AO LADO: Três anos antes da abertura da estação (1911), a cidade de Piracaia estava correndo atrás de fundos para a construção da Igreja Matriz (Acervo Sud Mennucci/Ralph Giesbrecht). (CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR)
1939
AO LADO:
Os trens entre Caetetuba e Piracaia estavam em mau estado em 1939 (O Estado de S. Paulo, 2/4/1939).

1949
AO LADO:
Novos horários da Bragantina para a cidade de Piracaia, em 1949 (Folha da Manhã, 2/6/1949).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999; Nilson Rodrigues; Roberto Petri; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1939; E. F. Bragantina: Relação oficial de estações, 1937; Mapa e folheto - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Piracaia em 1916. Autor desconhecido. Acervo Ralph M. Giesbrecht

A estação de Piracaia, ainda ativa, sem data. Autor desconhecido

Viagem inaugural da automotriz Bandeirante, em Piracaia. Anos 1950? Foto cedida por Nilson Rodrigues

A estação de Piracaia em 27/05/1999. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação em 10/2004. Foto Roberto Petri
 
     
Atualização: 23.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.