|
|
...
Arpuí
Piracaia
...
Ramal de Piracaia-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
E. F. Bragantina
(1914-1967) |
PIRACAIA
Município de Piracaia, SP |
Ramal de Piracaia - km 30,603 |
|
SP-1875 |
Altitude: 789,400 m |
|
Inauguração: 01.02.1914 |
Uso atual: escola (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Piracaia da E. F. Bragantina foi aberto em janeiro de 1914,
ligando a estação de Caetetuba a Piracaia, passando pela cidade de
Atibaia. Em 5 de janeiro de 1967, foi desativado, e seus trilhos retirados
não muitos anos depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
da cidade de Piracaia foi inaugurada em 1914,
juntamente com o ramal, que tinha como ponto terminal essa estação.
Desativado o ramal em 1967, a antiga estação tornou-se uma escola,
na parte baixa da cidade, que continua pequena.
Em 2016, a estação estava cercada por muros e com o prédio muito bem conservado.
Ver também texto sobre a cidade e a estação em: https://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2011/10/piracaia-e-curralinho-em-1911-12.html
e também o comentário de Thiago de Aquimo Souza Jr. em 23/09/2023:
"Fiquei surpreso em saber que Sud Mennucci lecionou em Piracaia e também admirado com a proposta do prolongamento da ferrovia para Joanópolis, pois as justificativas expostas há mais de 100 anos, fazem-se atuais! Sobre a foto da ponte de pedra, o vão lateral se deve ao desbarrancamento do leito, já sem trilhos, devido a uma enchente em 1975. Havia também um pontilhão metálico sobre o leito ferroviário no início da rodovia Padre Aldo Bolini (atrás do cemitério) que liga Piracaia a Bragança. Esse pontilhão foi retirado acho que nos anos 1990 e o leito foi elevado ao nível da rodovia. Uma pena, pois era bonito, histórico, com características da SPR, assim como as estações da Bragantina, merecia ser preservado!"
1916
AO LADO:
Festa na estação e cidade de Piracaia em 1916
(O Estado de S. Paulo, 5/1/1916)
|
|
|
AO LADO:
Três anos antes da abertura da estação
(1911), a cidade de Piracaia estava correndo atrás
de fundos para a construção da Igreja Matriz
(Acervo Sud Mennucci/Ralph Giesbrecht). (CLIQUE NA IMAGEM
PARA VER EM TAMANHO MAIOR)
|
1939
AO LADO: Os trens
entre Caetetuba e Piracaia estavam em mau estado em 1939 (O
Estado de S. Paulo, 2/4/1939).
|
|
|
1949
AO LADO: Novos horários da Bragantina para a
cidade de Piracaia, em 1949 (Folha da Manhã, 2/6/1949).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999;
Nilson Rodrigues; Roberto Petri; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1939;
E. F. Bragantina: Relação oficial de estações,
1937; Mapa e folheto - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Piracaia em 1916. Autor desconhecido.
Acervo Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Piracaia, ainda ativa, sem data.
Autor desconhecido |
Viagem inaugural da automotriz Bandeirante, em Piracaia. Anos
1950? Foto cedida por Nilson Rodrigues |
A estação de Piracaia em 27/05/1999. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht |
A estação em 10/2004. Foto Roberto Petri |
|
|
|
|
|
Atualização:
23.09.2023
|
|