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Cascalho
Pontal
Cândia
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Saída para o ramal de Sertãozinho:
Francisco Schmidt
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ramal de Pontal - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1903-1970)
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1970-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PONTAL
Municípios de Sertãozinho (1903-1935);
Pontal (1935-), SP |
Ramal de Pontal - km 14,500 (1938) |
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SP-2725 |
Altitude: 575 m |
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Inauguração: 25.03.1903 |
Uso atual: em ruínas (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1903 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Pontal, da Cia. Paulista, se originou do ramal do Mogi-Guaçu,
aberto em 1903 ligando Rincão a Pontal. A partir de 1914, Pontal foi
ligada ao ramal de Sertãozinho, da Mogiana, pelo acordo entre as duas
companhias. Em 1930, com a consolidação do tronco de bitola larga
da Paulista passando pelo trecho entre Guatapará e Passagem, o agora
ramal de Pontal ficou sendo apenas a parte entre esta última e Pontal.
Já havia um ano, entretanto, Pontal estava ligada a outra ferrovia,
a E. F. Morro Agudo, que partia dali e atingia Morro Agudo, com 41
km de linha. Com a compra desta ferrovia pela Paulista, em 1952, depois
de anos de administração da linha, a ferrovia foi incorporada e passou
a fazer parte do ramal de Pontal. Em 16/09/1966, o trecho da antiga
EFMA foi fechado e os trilhos retirados. Em 1970, o trecho Passagem-Pontal
foi unido à Mogiana administrativamente, passando a constituir um
ramal único, sem necessidade de baldeações. Em 1971, passou para a
Fepasa, e poucos anos depois, o tráfego de passageiros foi suprimido.
O ramal está abandonado há anos, sem movimento de cargas, e em 1998
passou a ser propriedade da concessão da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pontal foi inaugurada em 1903, em terras da fazenda das
Contendas, tendo sido o prédio construído por
Acácio de Mesquita. Segundo Roberto Vasconcellos
Martins, foi a estação que originou a cidade. Era,
na época, ponta de linha do ramal do Mogi-Guaçu, que saía de
Rincão. Na mesma época foi desmanchada a infraestrutura da linha de navegação, inclusive o porto de Pontal, que havia sido inaugurado em 1885 (ver caixa abaixo, de 1885).
Como consequência de um dos acordos com a Mogiana para três pontos
de baldeação de linhas, em 1914 passou a se ligar às linhas do ramal
de Sertãozinho, da Mogiana.
Em 1927, a Paulista comprou um trecho da São Paulo-Goiaz, entre Passagem
e Bebedouro, e o transformou, aumentando sua bitola, em parte
de sua nova linha-tronco; o trecho do ramal de Mogi-Guaçu,
que ficou fora da transformação, entre Passagem
e Pontal, passou a se chamar, então, ramal de Pontal.
Em 1929, a Paulista passou a administrar a Cia. Estrada de Ferro
Morro Agudo, particular, e cuja linha partia também de Pontal,
seguindo até Morro Agudo, 40 km à frente.
Em 1952, a Paulista comprou essa ferrovia e a incorporou formalmente
ao ramal de Pontal, que estava, então, prolongado até Morro
Agudo. Este trecho final acabou por ser extinto em 16 de setembro
de 1966, voltando Pontal a ser ponta do ramal, mas ainda ligado
ao ramal de Sertãozinho, da Mogiana.
Em 01/04/1970, foi assinado um contrato de comodato entre a Paulista
e a Mogiana, que cedia por 20 anos a operação do trecho
Passagem-Pontal a esta última. Com isto, Pontal passou
a ser operada pela Mogiana. Acabavam, então, as baldeações de passageiros
e cargas na estação. Com a constituição da Fepasa, em novembro de
1971, o comodato perdeu o sentido.
Em 1986, a estação de Pontal estava ainda aberta e trocava
staff.
Em 2007 estava abandonada, mas ainda com trilhos cobertos de mato,
pois o ramal não foi oficialmente extinto. Isto até
o dia 22 de agosto de 2007, quando a Prefeitura começou a retirar
os trilhos que passavam pela cidade, sem que tivesse poderes para
tanto, pois, abandonados ou não, os trilhos do ramal todo eram
concessionados atualmente à Ferrovia Centro-Atlântica
(FCA), que não os usava mas tinha obrigação de
conservá-los - coisa que também não faz.
"A estação está inteira destruída, o telhado
está caindo, arrancaram as portas, ano passado (2007) o prefeito
começou uma retirada irregular dos trilhos que passam aqui pela cidade,
mas foi denunciado, mesmo assim, arrancou grande parte da linha. O
armazém ainda está de pé, usado pela prefeitura, as casas da ferrovia
estão de pé também" (Henrique Torres,
11/2008).
Em 2018 estava em ruínas. Somente estavam as paredes em pé;
o telhado já havia caído todo. O armazém ainda estava com telhado, mas em péssimo estado.
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1885
AO LADO: A navegação fluvial vai começar - de Porto Ferreira a Pontal. A estação ainda era um porto e em ponto diferente. Uberaba estava a 15 léguas daqui - cerca de 90 quilômetros (A Provincia de S. Paulo, 25/1/1885). |
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1903
AO LADO: Inauguração da estação de Passagem - que depois virou Pitangueiras - e de Pontal em 1903 - este era o "corrente ano" citado aí (O
Estado de S. Paulo, Relatorio anual da Cia. Paulista, 30/06/1903). |
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1906
AO LADO: Interrupção do trecho da Paulista até Pontal faz transporte provisorio vir da estação de Guarani durante pelo menos um dia (O
Estado de S. Paulo, Relatorio anual da Cia. Paulista, 22/2/1907). |
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1924
AO LADO: Acidente entre as estações de Passagem
e de Pontal (que ainda pertencia ao município de Sertãozinho
nesta época) (O Estado de S. Paulo, 23/5/1924).
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ACIMA: Mapa publicado na imprensa no dia
da inauguração da ferrovia Pontal-Morro Agudo (O Estado de S. Paulo, 15/8/1929).
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1950
AO LADO: Pelas fotografias nesta página,
parece que jamais esta promessa foi realizada - ou seja, a
estação ficou a mesma (Folha da Manhã,
7/5/1950).
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ACIMA: O pátio da estação de Pontal em
13/8/2011 (Foto Rodrigo Flores).
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo Flores; Mariana Neves; Henrique
Aparecido Torres; Angelo_; Revista de Ribeirão Preto, 1939;
O Estado de S. Paulo, 1929; Folha da Manhã, 1950; O Estado
de S. Paulo, 1924; Arquivo Municipal de Ribeirão Preto; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1875-1970; Cia. Paulista: Álbum
de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Pontal em 1918. Álbum dos
50 anos da Cia. Paulista |
A estação de Pontal (ao fundo) em 1918. Álbum
dos 50 anos da Cia. Paulista |
Em 1939, a inauguração da litorina da Mogiana
que fazia o trecho Pontal-Ribeirão Preto. Foto da Revista
de Ribeirão Preto, Arquivo Municipal de Ribeirão
Preto |
Em 17/11/1998, a estação de Pontal. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Em 17/11/1998, a estação de Pontal. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação abandonada em 2007. Foto Angelo |
A estação em 1/2011. Foto Rodrigo Flores |
A estação em ruínas em 5/2/2012. Ao lado,
a linha sendo reformada. Foto Mariana Neves |
A estação em 5/10/2018. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
22.01.2023
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