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Jupira
Porto Feliz (estação terminal)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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E. F. Sorocabana
(1920-1960) |
PORTO
FELIZ
Município de Porto Feliz, SP |
Ramal de Porto Feliz - km 172,736 (1934) |
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SP-2737 |
Altitude: 532 m |
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Inauguração: 26.04.1920 |
Uso atual: biblioteca (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Porto Feliz, com pouco mais de 24 km, foi inaugurado em 1/8/1920,
segundo um relatório, e em 1/10/1920, segundo outro. Saía de Boituva
e tinha apenas uma estação, além da terminal. Ele foi desativado em
1960, tendo sido o ramal que menos tempo esteve ativo - 40 anos -
na Sorocabana. Em 1962, os trilhos foram arrancados em boa parte da
sua extensão, e o que sobrou passou a servir, por algum tempo, como
desvio para a empresa Sucrerie Bresiliensis. |
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A ESTAÇÃO: Em 1898, já havia especulações para um ramal que ligasse o tronco da Sorocabana a Porto Feliz, com a aprovação de verba para a sua construção. Ele acabaria sendo aberto somente 22 anos mais tarde.
A estação e o ramal de
Porto Feliz foram inaugurados finalmente em 1920. A Prefeitura da cidade
cita a data de 26 de abril desse ano. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil cita a data de 1/8/1920, portanto, mais de 5 meses mais tarde. Ver os caixas abaixo, onde o jornal O Estado de S. Paulo confirma as duas datas. Po rque duas datas? Quando terá sido efetivamente implantado o tráfego e o funcionamento da estação de Porto Feliz?
O tráfego normal de trens no ramal somente deveria ser iniciado dentro dos 60 dias seguintes ao evento. A estação não estava "completamente" pronta. O ramal fora todo construído em apenas um mês. Estes dados constam da reportagem (abaixo) de 28/4/1920.
Pode ter sido este o motivo da diferença de datas. Teria ela ficado pronta e entregue em 1o de agosto juntamente com o tráfego "normal" do ramal?
A estação e o ramal foram desativados em 1960.
"A
Estação de Porto Feliz foi inaugurada pelo então presidente do Estado
de São Paulo, Altino Arantes, a 26 de abril de 1920, mesmo dia em
que foi inaugurado o Parque das Monções. A inauguração deu-se com
o prédio ainda inacabado. A estação só passou a operar a 1° de agosto
de 1920. O ramal férreo que ligava Porto Feliz a Boituva e daí a outras
cidades foi extinto pelo Decreto 37.519 de 17 de novembro de 1960,
assinado pelo então governador de São Paulo Carvalho Pinto. O último
trem chegou à estação às 20h00 do dia 31 de dezembro de 1960, quando
teve início um grande comício em repúdio ao que foi considerada uma
ação descabida e arbitrária do estado e um insulto à memória de Altino
Arantes. O comício foi transmitido pela Rádio Emissora Porto-Felicense.
O então prefeito municipal Benedito Aranha decretou Luto Oficial de
três dias" (William Boves, 1/2/2013).
Por algum
tempo, saiu da estação um ramal particular de 30 km e bitola métrica,
de propriedade da Societé Sucreries Bresiliennes,
para o transporte de cana e derivados.
Olhando para o comunicado reproduzido acima pela Secretaria da Viação
e Obras Públicas, não dá para concluir que a
própria estação ferroviária passaria a
ser utilizada como agência rodoviária. Mas é possível,
já que isso era comum de acontecer quando se extinguiam ramais.
Uma anotação na Ata da Câmara Municipal da cidade
em 10/12/1969, portanto sete anos após a desativação
do ramal, dizia que "(...) reunião para estudar os pedidos feitos
pelos diretores da EF Sorocabana sob o iminente risco de extinção
dos serviços da rodoferrovia se não houvesse aumento nos níveis de
utilização. Sob a presença do prefeito municipal Sergio Bettiol e
Sr Francisco Rojas; vice, Sr Olivio Barbosa, presidente da Câmara,
Sr Francisco Azzini, agente comercial da EFS, Sr Jair L; Reis, Relações
Públicas do Departamento de Tráfego. Senhor Francisco Azzini disse
ser quase impossível pelo governo a manutenção da agência devido ao
baixo movimento. Fez apelo aos comerciários e industria local para
colaborar principalmente junto a Societá Sucrerie Bresiliensis, que
é baluarte na cidade. Disse que a EFS é um órgão estatal que não visa
lucros, mas uma média para continuar funcionando é de 150 toneladas
mensais para sua existência. Comissão seria formada para falar com
o gerente da Societá". Não dá para saber se a estação
estava funcionando como tal e que era ela que havia sido fechada.
E mais: se o ramal estava sendo utilizado como continuação
da linha particular da Sucrerie até Boituva para atender à
usina (cessão da ata: Angelo de Bernardes Neto em
2014).
Depois da desativação, já sem trilhos, o prédio da estação serviu
por algum tempo como sede da companhia de águas do município de Porto
Feliz, ficando bem próximo ao centro da cidade.
Em 2010, servia como
biblioteca, tendo o prédio sido totalmente reformado. O armazém,
ali ao lado, por sua vez foi transformado em um centro cultural, tendo
até um palco com poltronas.
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1890
AO LADO: 30 anos antes de sua abertura, Já se falava no ramal Boituva-Porto Feliz
(O Estado de S. Paulo, 17/7/1890). |
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1898
AO LADO: Subvenção a construção do ramal
(O Estado de S. Paulo, 1/9/1898). |
ACIMA: Projeto da EFS para o prédio da estação de Porto Feliz em 1920. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR.
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1920
AO LADO: A estação e o ramal às vésperas de ser inaugurada
(O Estado de S. Paulo, 20/4/1920). |
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1920
AO LADO: A estação e o ramal às vésperas de ser inaugurada
(O Estado de S. Paulo, 25/4/1920). |
ACIMA: Inauguração do ramal e da estação de Porto Feliz em 26 de abril de 1920 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA) (O Estado de S. Paulo, 28/4/1920).
ACIMA: Inauguração (outra vez?) do ramal e da estação de Porto Feliz em 1 de agosto de 1920 (O Estado de S. Paulo, 25/7/1920).
ACIMA: Girador de locomotivas no pátio de
Porto Feliz (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Segundo William
Boves, esta foto é comumente divulgada como a da última viagem do
trem porto-felicense. Informação equivocada, pois a foto foi tirada
pelo Sr. Vasco Coli no ano de 1932.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção de casas para o pessoal do tráfego;
construção de um desvio; demolição
das casas velhas do pátio; instalação
de bomba;modificação do encanamento |
ACIMA:
mapa da região da estação em Porto Feliz, com
o pátio e desvios do armazém (Acervo Instituto Geográfico
e Cartográfico de São Paulo).
ACIMA: Anúncio publicado nos jornais em dezembro
de 1960 sobra a desativação do ramal: o mesmo jornal
nada mais publicou sobre ele, nem sobre sua última viagem (Folha
de S. Paulo, 14/12/1960).
ACIMA: O armazém
da ferrovia em abril de 2010 (Foto Julio Moraes).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Angelo de Bernardes Neto; Julio Moraes; Vasco Coli; William Boves; Ana Russo; Rodrigo Cabredo;
Adriano Martins; Eugenio Motta Neto; Wanderley Duck; Arquivo Municipal
de Porto Feliz; Folha de S. Paulo, 1960; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1910-69; Instituto Geográfico e Cartográfico
de São Paulo; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Inauguração da estação em 1920.
Foto cedida por Wanderley Duck |
A estação nos anos 1920. Foto cedida por Wanderley
Duck |
Desenho da estação, 1925. Arquivo de Rodrigo Cabredo |
A estação de Porto Feliz nos anos 1950. Arquivo
Municipal de Porto Feliz |
A estação em 1962. Foto citada como sendo da última
partida do trem no ramal. Foto cedida por Anna Russo |
A estação, em 1996, servindo como empresa de águas.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/2002, lado da plataforma. Foto
Adriano Martins |
A estação em 09/2002, já como biblioteca.
Foto Adriano Martins |
A saudade mata... as novas placas tentam mostrar o que era o
ramal, quarenta anos depois da desativação, em
09/2002. Foto Adriano Martins |
O armazém, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação em 4/2010. Foto Julio Moraes |
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Atualização:
14.09.2023
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