A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Catolé
Antonio Guedes
Guarabira
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Conde D'Eu (1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
ANTONIO GUEDES
(antiga CACHOEIRA)
Município de Guarabira, PB
Linha Norte - km 246 (1960)   PB-4241
Altitude: 81 m   Inauguração: 05.07.1884
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cachoeira foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde D'Eu.

A estação, que depois passou a se chamar Antonio Guedes, fica em um distrito pertencente ao município de Guarabira, segue a mesma linha arquitetônica desta última estação, sem poucas ou nenhuma decoração artística, preservando mais as áreas de embarque e desembarque.

A estação foi desativada no final dos anos 1970 tombada pelo IPHAEP em 2001. O ramal oficialmente não foi desativado, mas cargueiros não trafegavam para o Rio Grande do Norte desde 1999, e de passageiros desde 1978.

Também foram tombados o prédio junto à estação e a ponte metálica sobre o rio Araçaji, construída em 1942 em substituição à original de 1883. Também o foram o armazém e a vila ferroviária, ainda existentes em 2013. Em 2021 o prédio estava em ruínas, com as paredes ameaçando cair. Parece que o tombamento da estação não foi respeitado.


ACIMA: A ponte sobre o rio Aracaji, construída em 1942. Uma curiosidade em relação a esta ponte é o fato dela fazer uma curva, pouco acentuada, fato incomum nas pontes ferroviárias do estado. (Foto Jonatas Rodrigues em janeiro de 2009).

(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em desenho de Jonatas Rodrigues em 2009, retrata como ela era antes do "Armageddon".

A estação como estava em 2013. Foto Jonatas Rodrigues

A estação como estava em 11/9/2021. Foto Rodrigo Henrique
     
Atualização: 05.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.