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VXY Mogiana em MG
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Poço
Cabedelo
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Ramal de Cabedelo, entre as estações de Cabedelo a Santa Rita, em 2018. O ramal original prolongava-se até a estação de Paula Cavalcanti, quatro paradas à frente.
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Conde D'Eu (1889-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997- )
CABEDELO
Município de Cabedelo, PB
Ramal de Cabedelo - km 235 (1960)   PB-3573
Altitude: 3 m   Inauguração: 25.03.1889
Uso atual: estação de trens metropolitanos da CBTU   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Cabedelo foi aberto em 1883 ligando a estação de Entroncamento (hoje Paula Cavalcânti) à Paraíba, nome então da capital do Estado, que em 1930 passou a se chamar João Pessoa. Somente em 1889 o ramal chegou a seu destino final, o porto de Cabedelo. Hoje, apenas parte desse ramal (Santa Rita-Cabedelo) serve aos trens metropolitanos da CBTU, não existindo, desde meados dos anos 1970, os trens de passageiros de longa distância que ligavam João Pessoa a Recife, Campina Grande e Natal. Os atuais trens de subúrbios que servem o trecho foram interrompidos em 1966 e retomados apenas em 1982.
 

A ESTAÇÃO: A estação do Cabedelo foi inaugurada em 1889 pela Conde D'Eu Railway Company Limited.

O trecho da Capital, então chamada de Paraíba, ao porto de Cabedelo foi bastante controverso, pois alguns não queriam a instalação da estação ali, pois isso impossibilitaria o maior tráfego no porto do Capim, na Capital (ver caixa abaixo, de 1883).

Mas com a criação do porto de Cabedelo em 1886, sendo este maior que o do Capim, houve a tendência de um maior escoamento dos produtos paraibanos para o novo porto. Devido à disputa entre o Capim e Cabedelo, houve uma maior demora em concluir a ligação Paraíba-Cabedelo, numa extensão de apenas 18 km.

Atualmente, existe um único trecho de tráfego de passageiros no Estado, ligando a região metropolitana de João Pessoa ao porto de Cabedelo. A estação atende os trens metropolitanos da Paraíba como ponto final. É uma das poucas estações do ramal que ainda mantém o estilo do tempo em que atendia a trens de longo percurso (não é, entretanto, a estação original de 1889).

Saindo da estação, ainda existe um ramal que servia para que os cargueiros que chegassem na estação pudessem seguir até o porto, mas o seu estado indica que já não é usado há décadas (ver caixa abaixo, de 2021).


ACIMA: Em 1883, a Assmbleia da Provincia da Parahyba do Norte não queria unir a Capital com o porto de Cabedelo para dar preferencia a outro porto, o do Capim, que já funcionava com bastante carga nesta época e, aparentemente, também dar preferencia ao prolongamento da ferrovia para o interior (A Provincia de S. Paulo, 18/10/1883).

ACIMA: Regulamento de descarga do porto de Cabedelo poucos meses após a inauguração da estação no porto, em 1889. CLIQUE NA FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Gazeta do Sertão, 2/8/1889).

ACIMA: Em 1906, jornalistas posando na plataforma da velha estação de Cabedelo (O Malho, 25/8/1906).

ACIMA: Ramal que sai da estação de Cabedelo em 2021, não mais utilizado (Foto Rodrigo Henrique em 29/07/2021).

(Fontes: Silvio Rizzo, 2022; Rodrigo Henrique Jônatas Rodrigues; Gazeta do Sertão, 1889; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     


A estação, sem data (anos 1980?) Autor desconhecido

Pátio de Cabedelo, em 2005. Foto de autor desconhecido

Estação de Cabedelo, em 2005. Foto do site da CBTU

Estação de Cabedelo, em 2005. Foto do site da CBTU

A estação em 28/07/2021. Foto Rodrigo Henrique
 
     
Atualização: 05.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.