A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Pirpirituba
Desvio BX-8
Cacimbas
...

Ramal de Bananeiras-1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Rede Ferroviária do Nordeste (anos 1950-1970)
DESVIO BX-8
Município de Pirpirituba, PB
Ramal de Bananeiras - km   PB-4610
Altitude:   Inauguração: anos 1950
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910 e chegou em Bananeiras somente em 1925. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, Deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente suprimido.
 
A ESTAÇÃO: "Fui até a antiga Usina São Francisco, localizada no município de Pirpirituba e constatei que na entrada desta antiga usina tinha um desvio ferroviário, com uma parada de alvenaria. Infelizmente esta parada não consta em nenhum registro em livros antigos relacionados. Este local tem grande importância histórica para o município e Estado da Paraíba" (Jonatas Rodrigues, 15/2/2013). O Desvio BX-8 localiza-se no município de Pirpirituba, localizado na entrada da antiga Usina São Francisco, a cerca de 2 km do centro daquela cidade. Esta usina fabricava álcool e açúcar e todo seu produto era exportado por meio da ferrovia que adentrava em sua propriedade através deste desvio. Na década de

ACIMA: A pequena parada, ainda tendo no seu dístico o seu estralho nome "Desvio BX-8" ainda jaz ao lado da rodovia que tomou o leito da antiga linha do ramal de Bananeiras. Daí saía o desvio que adentrava a usina São Francisco (Foto Jonatas Rodrigues, 15/2/2013).
1990 esta usina foi desativada, mas todo o seu maquinário, grandes tanques de armazenar o álcool, junto com toda sua estrutura física ainda pode ser observado ao lado da estrada ambora bem deteriorado. Não foi identificada uma data precisa da inauguração desta parada, estima-se que seja da época da inauguração da usina, ou seja, na década de 1950. Fica entre a estação de Pirpirituba e a antiga estação de Cacimbas, mas localizada no município de Pirpirituba. Quando o ramal de Bananeiras foi suprimido em 1967/68, o desvio perdeu sua utilidade e toda a mercadoria que era escoada de trem pela usina passou a sê-lo por caminhões e outros meios. Seu estado atual não é satisfatório, porém continua de pé com sua estrutura intacta. Serve de pequeno depósito para um agricultor da localidade.
(Fontes: Jonatas Rodrigues; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada em 15/2/2013. Foto Jonatas Rodrigues

A parada em 15/2/2013. Foto Jonatas Rodrigues

     
     
Atualização: 16.02.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.