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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Abismo
João Leite
Juazeirinho
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Ramal de C. Grande-1958
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997)
JOÃO LEITE (antiga ESTACA ZERO)
Município de Assunção, PB
Ramal de Campina Grande - km 324 (1960)   PB-3618
Altitude: -   Inauguração: 1958
Uso atual: restos de ruínas (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA:O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados, em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Estaca Zero foi inaugurada em 1958 na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande. Teria sido em Estaca Zero o início das obras do prolongamento Campina Grande-Patos, daí o nome? Este é apenas um palpite deste autor. Nos anos 1960, seu nome foi alterado para João Leite.

Atualmente o município onde fica a estação tem o nome de Assunção. "Estive lá há pouco tempo atrás e observei que a Estação de João Leite, no ramal da Paraíba, ainda ostenta em suas paredes o nome de Estaca Zero" (Adriano Perazzo, 11/2006).

Porém, um ano depois, Adriano Perazzo manda fotografias mostrando a estação já totalmente demolida e sem vestígios, mesmo da plataforma.

Em 2021, a estação ficava em um zona rural a cerca de 1 km de distância do atual centro comercial e administrativo da cidade de Assunção. Da estação já demolida restava apenas a plataforma e pequenos pedaços das paredes da estação e das casas de turma; havia escombros jogados no local e também estruturas do que foram casas que compunham a antiga vila ferroviária e que se encontravam igualmente em ruínas.

"Estava numa viagem a trabalho e precisei passar pela cidade de Assunção e embora esse ano eu tenha feito uma visita à estação, ao passar novamente pelos arredores algo me chamou atenção.Retornei para o local do pátio da estação e curiosamente todo o matagal que cobria o que sobrou da plataforma foi removido deixando a estrutura da mesma visível, os trilhos em frente a plataforma sumiram e mais a frente encontrei o que parecem ser os dormentes empilhados ao relento. Fica o questionamento : seria roubo de trilhos , reforma da linha ou alguma obra de restauração ou erradicação feita pela prefeitura da cidade? (Rodrigo Henrique, 5/10/2021)".


     

Local da antiga estação de João Leite, em 12/2007. Foto Adriano Perazzo

Local da antiga estação de João Leite, em 12/2007. Foto Adriano Perazzo

Em 19/5/2021, ainda se viam alguns pedaços das paredes da estação. Foto Rodrigo Henrique
     
     
Atualização: 16.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.