A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Argemiro de Souza
Patos
Aluisio Beltrão
...

Ramal de C. Grande-1958
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
Rede de Viação Cearense (1944-1958)
Rede Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997)
PATOS
Município de Patos, PB
Ramal de Campina Grande - km 388 (1960)   PB-3171
Altitude: 221 m   Inauguração: 19.04.1944
Uso atual: fechada (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal da Paraíba foi aberto ao tráfego entre 1923 e 1926, partindo da estação de Arrojado, na linha da antiga E. F. Baturité, construída em 1922 especialmente para dar partida para os trens do ramal. Entrava pela Paraíba e parava na cidade de Souza. Nesta cidade, a partir de 1933, encontrou-se também a linha Mossoró-Souza, vinda do Rio Grande do Norte. O ramal da Paraíba ainda foi prolongado até Patos, em 1944, e em 1958, com a união desta cidade com Campina Grande, foi definitivamente incorporado pela Rede Ferroviária do Nordeste, completando a ligação do Ceará com o resto do Brasil, via Paraíba e Pernambuco.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Patos foi inaugurada em 1944 pela Rede de Viação Cearense, como ponta de linha do segundo prolongamento do ramal da Paraíba.

Em 1958, a Rede Ferroviária do Nordeste terminou e entregou a ligação ferroviária entre esta estação e Campina Grande e a RFFSA, já controlando as duas linhas, incorporou não só o trecho Patos-Campina Grande, (ver caixa abaixo, de 2009), como também o trecho Souza-Patos, à rede da RFN.

A estação estava fechada em 2020; O antigo pátio de manobras ferroviárias em grente a ela serve hoje como estacionamento de caminhões e automóveis, mantendo os antigos trilhos do ramal.

1958/2009
AO LADO:
Por Jônatas Rodrigues, 02/2009). Campina Grande tem ainda duas estações: a velha e a nova, uma ao lado da outra. "A estação velha de Campina Grande possui volumetria retangular arrematada por coberta aparente em telha canal em duas águas, com cumeeira central disposta no sentido longitudinal do edifício. Destaque-se que com esta tipologia, ela é a única estação paraibana que possui andar com cobertura aparente em telha canal em duas águas, com cumeeira perpendicular. O prolongamento da coberta suspensa por colunas garante o abrigo dos passageiros na plataforma de embarque e desembarque. A estação possui 216 m² de área coberta" Foi desativada em 1961, substituída pela nova, aberta nesse mesmo dia, mas não foi demolida. Em 2022, ainda conviviam. A figura mostra o, selo postal brasileiro de 1958 comeomorando a união das duas ferrovias na Paraíba.(Filatelica Halibunani)


     

Estação de Patos em 1944. Autor desconhecido

A estação de Patos em 2005, ao fundo. Foto Carlos Alberto Martins da Matta

A estação em 2007. Foto Luís L'Aiglon Pinto Martins

A estação em 17/9/2020
Foto Rodrigo Henrique

A estação em 17/9/2020. Foto Rodrigo Henrique
 
     
Atualização: 17.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.