A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cobé
Sapé
Mari
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
SAPÉ
Município de Sapé, PB
Linha Norte - km 124 (1960)   PB-3534
Altitude: 124 m   Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: demolida em 2008   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapé foi inaugurada em 1883, no primeiro trecho aberto pela E. F. Conde D'Eu.

O atual município de Sapé, criado em 1925, começou a existir a partir da abertura da estação ferroviária em 1883, construída nas proximidades da fazenda Monteiro, lançando as bases da futura cidade. A estação foi, portanto, o marco inicial da povoação, que recebeu o nome por causa da presença abundante de uma gramínea característica da região.

A estação foi desativada nos anos 1990 e demolida em 2008.


ACIMA: Grande enchente em 1936 parou a ferrovia paraibana. Pelo menos nestas quatro cidades ouve inundações - CLIQUE SOBRE O TEXTO ACIMA PARA OBTER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio do Estado, 3/7/1936)

ACIMA: Trilhos (à direita) passam na rua junto às casas em Sapé, em 1922. (Revista Illustração Brasileira, setembro de 1922).

ACIMA: A estação nos anos 1950 (cessão Jonatas Rodrigues).

ABAIXO: Trem em Sapé, provavelmente anos 1970. Seria a fotografia do último trem de passageiros passando por ali? (Autor desconhecido).

(Fontes: Jônatas Rodrigues; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Illustração Brasileira, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Sapé por volta de 1950. Autor desconhecido, cessão Jônatas Rodrigues

A estação de Sapé, foto sem data. Cessão Jônatas Rodrigues

Demolição da estação em 2008. Autor desconhecido

Desenho da estação, feito por Jonatas Rodrigues
     
Atualização: 07.10.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.