A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Florestal
Igarapeba
Peri-Peri
...

Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Sul de Pernambuco (1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
IGARAPEBA
(antiga BARRA DAS JANGADAS)
Município de São Benedito do Sul, PE
Linha Sul - km 175 (1960)   PE-3993
Altitude: 296 m   Inauguração: 07.06.1884
Uso atual: em reforma (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Igarapeba, da E. F. Sul de Pernambuco, foi inaugurada em 1884 com o nome de Barra das Jangadas (ver caixa de 1884 abaixo), ou somente Barra. nome que manteve até os anos 1940.

Foi construída no local chamado Barra das Jangadas, que, em 1916, já se chamava Vila Manuel Borba.

Hoje fica no distrito de Igarapeba, pertencente a São Benedito do Sul. Os nomes citados antes devem ser nomes anteriores do distrito - como mudam os nomes neste país, Deus do Céu!

O prédio parecia estar servindo em 2007 como moradia, de acordo com a fotografia tirada por Claudio Vitoriano, em 2007. Na enchente de 19 de junho de 2010, a estação sobreviveu, mas havia erosão a poucos metros dela - já os trilhos da linha ficaram totalmente retorcidos.

A estação de Igarapeba seguu até 2022 em mau estado, com a pintura descascada e o teto caindo. Entretanto, em abril de 2022 estava sendo reformada (veja foto ao pé da página).

1884
AO LADO: Anuncio de abertura das estações de São Benedito e Barra das Jangadas (Igarapeba) (A Provincia de S. Paulo,, 10/09/1884).

(Fontes: Marconi Paulo, 2022; Rodrigo Henrique, 2021; Claudio Vitoriano, 2007; O Malho, 1916; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 1916. O Malho, 18/5/1916

A estação em 2007. Foto Claudio Vitoriano

A estação em 2007. Foto Claudio Vitoriano

A estação em 2021. Foto Rodrigo Henrique em 11/6/2021.

A estação em reforma em abril de 2022. Foto Marconi Paulo
 
     
Atualização: 22.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.