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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1952-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AFONSO
CAMARGO
Município de Guarapuava, PR |
Ramal de Guarapuava - km 480,111 (1989) |
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PR-2553 |
Altitude: 965 m |
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Inauguração: 18.11.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos
anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir
da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai
e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde
a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma
modificação das idéias de 1900, que eram de se
atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco,
em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense,
foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A
ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para
Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá.
A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no
ramal foram desativados em 1976.
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado
do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação
do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e
utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá.
O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel,
mas pretende-se a sua continuação a partir desta última,
um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Afonso Camargo foi inaugurada em
1952, como posto e como Km 122. Mais tarde foi elevada a estação
com o nome atual.
Depois de servir de moradia, em 2000, foi completamente
abandonada, inclusive a vila de casas próxima a ela, quase junto à
bela ponte metálica sobre o rio Jordão. Comparando-se a foto de 2000
com a de 2003, a esquadria lateral já se havia ido, sendo que inclusive
os encanamentos de ferro foram arrancados da parede do banheiro.
Em 2022, só havia sobrado uma plataforma com uma cobertura ainda em pé.
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A estação em 2000. Foto Rafael Barczak |
A estação em ruínas três anos depois,
em 2003. Foto Flávio Marcellini |
O que sobrou da estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022 |
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Atualização:
04.05.2022
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