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            Rocha Loures 
            Goes Artigas 
            Padre Chagas 
            ...  
              
            IBGE-1960  
            ...  
            ESTIVE NO LOCAL: NÃO 
            ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO 
            ÚLTIMA VEZ: S/D 
            ...  
            
            
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          Rede de Viação 
            Paraná-Santa Catarina (1945-1975)  
            RFFSA (1975-1996) | 
         
         
           GOES 
            ARTIGAS  
            Município de Inácio Martins, 
            PR | 
         
         
          | Ramal de Guarapuava - km 464 (1960) | 
            | 
          PR-2548 | 
         
         
          | Altitude: 1.045 m | 
            | 
          Inauguração: 07.09.1945 | 
         
         
          | Uso atual: abandonada (2022) | 
            | 
          com trilhos | 
         
         
          | Data de abertura do prédio atual: 
            1943 | 
         
         
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          HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos 
            anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir 
            da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai 
            e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde 
            a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma 
            modificação das idéias de 1900, que eram de se 
            atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco, 
            em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense, 
            foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A 
            ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para 
            Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá. 
            A Ferropar 
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no 
            ramal foram desativados em 1976.  
             
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado 
            do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação 
            do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e 
            utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá. 
            O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel, 
            mas pretende-se a sua continuação a partir desta última, 
          um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.  | 
         
         
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          HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: 
            A estação de Goes Artigas foi inaugurada em 1945. 
            Leia sobre a inauguração do trecho entre as estações 
            de Inacio Martins e de Goes Artigas, em 
            reportagem da Folha da Manhã (de São Paulo) 
            com data de 12/10/1945, noticiando o evento de 7 de setembro, mais 
            de um mês antes.  
             
            A estação ficava na estrada 
            que liga Inácio Martins ao Guará na BR-277.  
             
            Em 2003, 
            as casas pareciam ter algum uso por parte de alguns trabalhadores locais. O pátio só servia de pastagem 
            para o gado... O prédio da estação estava abandonado.  
             
            Em 2022, continuava abandonado.
 
             
              
            ACIMA: A fotografia é de 1964. Na estação 
            de Goes Artigas, desfile escolar do dia 07 de Setembro de 1964, "sou 
            o terceiro aluno da fila da esquerda, na porta da estação de braços 
            cruzados, meu pai o agente de estação Sr. João Baptista Polzin". 
            O comentário é de quem postou a fotografia num site, 
            o http://www.panoramio.com/photo/41216647. Notar que a estação 
            já não estava bem cuidada. Locomotivas diesel já 
            trafegavam pela linha (Acervo Polzin). 
             
             (Fontes: Flávio Marcellini; Daniel Gentili; 
            Acervo Polzin; Folha da Manhã; http://www.panoramio.com; 
            IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; 
            Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) | 
         
         
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                  A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio 
                  Marcellini  | 
                  
                  A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio 
                  Marcellini  | 
                  
                  Placa da estação Sem 01/2003. Foto Flávio 
                  Marcellini  | 
               
               
                  
                  Casas da vila ferroviária, ainda habitadas, em 01/2003. 
                  Foto Flávio Marcellini  | 
                  
                  A estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022  
                
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          | Atualização: 
            04.05.2022 
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