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Marques dos Reis
Presidente Munhoz
Leoflora
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1924)
Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1924-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
PRESIDENTE MUNHOZ
Município de Jacarezinho, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 315 (1960)   PR-1165
Altitude: 485 m   Inauguração: 12.06.1924
Uso atual: demolida (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1924
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
 

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A inauguração da estação de Presidente Munhoz é citada como tendo sido em 01/07/1925 no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960, embora outra fonte dê a data de 12/6/1924: sua inauguração é descrita, inclusive com fotos, na edição de O Malho de 28/6/1924. Seu nome homenageia o Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado do Paraná de 1920 a 1928.

"Saindo de Ourinhos em direção ao Paraná, tomamos a rodovia BR-369, com destino a Cambará, no Paraná. Já lá, seguindo as instruções do Sr. Rorato, rodamos por cerca de 4 km após deixar o viaduto de interligação com a rodovia PR092, e chegamos à uma estrada de terra à esquerda do asfalto, com uma posteação telefônica que segue por ela. Tomamos a estrada de terra e dirigimos por mais 3 km, aproximando-nos da linha férrea. Logo deparamo-nos com a estação de Presidente Munhoz, abandonada naquela solidão. Portas e janelas escancaradas, piso de madeira arrancado em partes, mas ainda de pé. Parece que serve de abrigo para pescadores que se aventuram pela região, além dos mendigos de sempre. Há uma placa com os dizeres "Fazenda União", como que para impedir o uso da mesma" (Douglas Razaboni, explicando o trajeto para achar a estação, em 27/07/2002).

Em 2022, a estação já havia sido demolida

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)


ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: No intervalo entre 2002 e 2022, a estação foi demolida, como mostra a foto acima tirada neste último ano. Mal se vê a plataforma e um resto de parede em meio às árvores (Foto de Vitor Langaro em 28/5/2022).

(Fontes: Antonio Rapette; José Carlos Neves Lopes; Douglas Razaboni; IBGE, 1970; O Malho, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A inauguração da estação em 1924. O Malho, 28/6/1924

A estação de Presidente Munhoz, provavelmente anos 1930. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

Plataforma da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

Caixa d'água, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

Placa da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni
 
     
Atualização: 01.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.