|
|
RFFSA (1975?-1996)
|
LUSTOSA
Município de Reserva, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 359,468
(2000) |
|
PR-4621 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1975? |
Uso atual: abandonada (2014) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Central do Paraná começou a ser construída
em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km
partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do
que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da
cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem.
A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho
mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá,
ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada
à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se
numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a
transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros
para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha
de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro:
embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
Foi inaugurada provavelmente com a

ACIMA: A placa à direita da árvore
dá uma ideia do drama que v. terá se quiser atingir
a estação de carro (Foto Carlos Latuff, 5/2014).
linha em 1975. O pátio tinha 3 linhas de desvio
em 2000, de acordo com informações de um livro da ALL.
O acesso à estação é feito por uma estrada
de 20 km em terra.
(Fontes: Carlos Latuff; ALL: Circular de Instruções
Especiais, 2000) |
|
|
|

A estação em 5/2014. Foto Carlos Latuff |

A estação em 5/2014. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.05.2014
|
|