|
|
Cia. Ferroviária
São Paulo-Goiaz (1934-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
QUILÔMETRO
129
Município de Onda Verde, SP |
Linha-tronco SPG - km 129 |
|
SP-3882 |
Ramal de Nova Granada |
|
Inauguração: 15.10.1934 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911,
dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás,
partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa
estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
|
A ESTAÇÃO: Segundo o relatório
da Companhia São Paulo-Goiaz para 1943: "Foram abertos,
a partir do dia 15 de outubro, os postos telegráficos dos kms.
116 e 129". Aparentemente dele não resta nada, passei
pelo local em 2003 e nada encontrei. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.08.2010
|
|