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VXY Mogiana em MG
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Quilômetro 129
Onda Verde
Nova Granada
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ram. Nova Granada-1950

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1931-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1966)
ONDA VERDE
Município de Onda Verde, SP
Linha-tronco SPG - km 128,987   SP-0738
Ramal de Nova Granada - km 128,987   Inauguração: 06.1931
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1931
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Onda Verde foi inaugurada em 1931.

Em 1950 passou a pertencer ao ramal de Nova Granada, com a compra da São Paulo-Goiaz pela Cia. Paulista.

Em 1966, foi desativada juntamente com o trecho Olímpia-Nova Granada.

O prédio foi demolido e em seu lugar construído o prédio atual da Prefeitura, pequeno e feio, hoje no centro de uma praça.

Aliás, a única coisa que ainda parecia recordar vagamente a ferrovia em 2003, quando lá estive, em Onda Verde, era um armazém, a uns 100 metros do local da antiga estação, que parecia fechado em 2003 e que tem uma plataforma típica de ferrovia. Ele estava no lado contrário da linha em relação a onde ficava a antiga estação. A cidade era pequena, tinha cerca de 2 mil habitantes, ficava a 28 km ao norte de São José do Rio Preto e parecia viver em função da Usina Vale do rio Turvo, situada a cerca de 7 km dali no sentido de Altair.

1933
AO LADO:
A vila de Onda Verde dois anos depois que o trem chegou (O Estado de S. Paulo, 26/11/1933).
     
     
     
     
Atualização: 23.05.2018
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