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Quilômetro 129
Onda Verde
Nova Granada
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Ferroviária
São Paulo-Goiaz (1931-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1966) |
ONDA VERDE
Município de Onda Verde, SP |
Linha-tronco SPG - km 128,987 |
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SP-0738 |
Ramal de Nova Granada - km 128,987 |
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Inauguração: 06.1931 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911,
dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás,
partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa
estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Onda Verde foi inaugurada em 1931.
Em 1950 passou a pertencer
ao ramal de Nova Granada, com a compra da São Paulo-Goiaz
pela Cia. Paulista.
Em 1966, foi desativada juntamente com
o trecho Olímpia-Nova Granada.
O prédio foi demolido e em seu
lugar construído o prédio atual da Prefeitura, pequeno
e feio, hoje no centro de uma praça.
Aliás, a única
coisa que ainda parecia recordar vagamente a ferrovia em 2003, quando lá estive, em Onda Verde,
era um armazém, a uns 100 metros do local da antiga estação,
que parecia fechado em 2003 e que tem uma plataforma típica de ferrovia.
Ele estava no lado contrário da linha em relação
a onde ficava a antiga estação. A cidade era pequena,
tinha cerca de 2 mil habitantes, ficava a 28 km ao norte de São
José do Rio Preto e parecia viver em função
da Usina Vale do rio Turvo, situada a cerca de 7 km dali no
sentido de Altair.
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1933
AO LADO: A vila de Onda Verde dois anos depois que o trem chegou (O Estado de S. Paulo,
26/11/1933). |
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Atualização:
23.05.2018
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