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Quilômetro 81
Ribeiro dos Santos
Quilômetro 97
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Ferroviária
São Paulo-Goiaz (1931-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
RIBEIRO
DOS SANTOS
Município de Olímpia, SP |
Linha-tronco SPG - km 89,779 |
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SP-2262 |
Ramal de Nova Granada - km 89,779 |
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Inauguração: 06.1931 |
Uso atual: moradia (2003) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910
ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até
Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam
dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ribeiro dos Santos foi aberta em 1931. Era uma vilazinha,
que mais tarde se tornou distrito do município de Olímpia.
Em 1950 passou a pertencer ao ramal de Nova Granada, com a
compra da São Paulo-Goiaz pela Cia. Paulista.
Em 1966, foi desativada juntamente com o trecho Olímpia-Nova Granada.
"Situada já no fim da vilazinha, a estação foi dividida e
transformada em moradia, por duas famílias. Está mal conservada, não
tem mais a cobertura da plataforma e seu pátio foi transformado em
horta. Mandioca, chuchu, quiabo e o escambau ocupam agora o espaço
dos trilhos e dormentes" (Douglas Razaboni, 04/2003).
ACIMA: Antiga casa de turma da São Paulo-Goyaz em Ribeiro dos Santos. (Autor desconhecido; foto sem data). |
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A estação de Ribeiro dos Santos, em 04/2003. Foto
Douglas Razaboni |
A estação de Ribeiro dos Santos, em 04/2003. Foto
Douglas Razaboni |
A estação de Ribeiro dos Santos, em 04/2003. Foto
Douglas Razaboni |
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Atualização:
02.05.2020
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