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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ceará-Mirim
Itapassaroca
Pitombeiras
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correia (1906-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITAPASSAROCA
Município de Ceará-Mirim, RN
Linha Natal-Macau - km 49 (1960)   RN-4581
Altitude: 40 m   Inauguração: 15.11.1906
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e Oscar Nelson (1949). Em 1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens da Linha Norte operados hoje pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto foi abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itapassaroca foi inaugurada em 1906.

Itapassaroca é um distrito do município de Ceará-Mirim. As 14h (do dia 15 de novembro) partiu um trem especial da capital conduzindo as autoridades e demais convidados para a solenidade, regressando a noite. A abertura do tráfego ocorreu no dia 20 de novembro. Segundo o jornal Diário de Pernambuco, “foi inaugurada solenemente a estação de Itapassaroca na Estrada de Ferro Central, 7 km além de Ceará-Mirim. Falaram o engenheiro José Luiz, saudando o sr. Lauro Muller, o senador Pedro Velho brindando a Rodrigues Alves e a comissão construtora” (Diário de Pernambuco, 01/12/1906, p.1 - por Cronicas Taipuenses, João Santos, 2023).

Em 1922 foi construída uma instalação de dois compartimentos e uma casa na estação para o agente em Itapassaroca (Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas).

Ainda segundo o Jornal do Recife, em 1924 ocorreu uma grande inundação no distrito de Itapassaroca em decorrência das enchentes do rio Ceará-Mirim, causando grandes prejuízos a agricultura. Segundo a imprensa, “a povoação de Itapassaroca as margens da linha férrea central ficou completamente inundada. O governo enviou embarcações da polícia marítima para socorrer as vítimas, ainda segundo o mesmo jornal, os prejuízos materiais naquela enchente foram totais (Jornal do Recife, 1924, p.1)". A enchente ocasionou a paralisação do tráfego da EFCRN por algum tempo.

Em 01/05/1963, a delegacia de Natal da Rede Ferroviária do Nordeste anunciou que a partir daquela data as estações de São José, Baldum e Itapassaroca seriam fechadas, passando a funcionar somente como paradas (Diário de Natal, 2/5/1923, p. 2).

As estações secundárias em zonas rurais como Soldado Alberino, Monsenhor Honório, Itapassaroca, Pitombeiras, dentre outras, já haviam sido desativadas na década de 1970 (João Santos: Crônicas Taipuenses, 2023).

Os últimos trens de passageiros a percorrer a rota de Natal a Macau passaram em outubro de 1982, e nessa época só haviam sobrado as estações principais que se localizavam dentro das cidades, como a de Taipu.
(Fontes: João Rodrigues Lanza, 2023; João Santos: Site Cronicas Taipuenses, 2023; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 18.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.