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VXY Mogiana em MG
Estações da linha
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São Gonçalo do Pará
Cercado
Cardosos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas (1891-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965)
CERCADO
Município de Nova Serrana, MG
Linha do Paraopeba - km 408,780 (1960)   MG-4275
Altitude: 616 m   Inauguração: 01.07.1891
Uso atual: alojamento (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cercado foi inaugurada em 1891. De uma trilha aberta após 1737, de São João Del Rei a Paracatu, abriu-se uma variante rumo norte com destino a Pitangui; seu traçado, cruzando toda extensão norte-sul do atual município de Nova Serrana, possibilitou a fundação de várias outras fazendas . Surgiram então, diversas fazendas, entre as quais a fazenda Duas Barras, hoje Estação do Cercado, pertencente aos herdeiros de Miguel de Faria Morato e, no centro do atual município de Nova Serrana, a fazenda Barra Grande do Cercado, do português Custódio Martins Vieira. A partir de 1755 essa fazenda iniciou timidamente a prestação de serviços aos viandantes do caminho. A sede da fazenda continuou com seu nome original até meados de 1850, quando, já dividida por herança, sua sede tornou-se "fazenda do Cercado". Um dos genros de Custódio teve a iniciativa de criar uma hospedaria, um comércio e uma pequena sapataria situados à beira do caminho. A partir de 1860, o lugarejo composto de várias casas construídas ao longo da estrada, ganhou o nome de Cercado. Esse nome, preservado até 1953, aludia ao natural cercado derivado das confluências dos ribeirões da Fartura e do Pavão. Em 1869, o arraial ganhou a distinção de distrito de Pitangui. O arraial, sede do distrito do Cercado de Pitangui desde 1869, teve maior desenvoltura após a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas, nos anos 1890. A proximidade com a estrada que conduzia para outros mercados os produtos da fazenda do Cercado (na verdade, a estação ficava a cerca de 14 km a leste da sede do município, nas margens do rio Pará - nota do autor do site) estimularam e aumentaram a produção dos fazendeiros. Um enorme contingente de imigrantes fixou residência na região. Eram indivíduos oriundos das mais variadas localidades, convocados para prestarem serviços na estrada de ferro ou na fazenda do Cercado.

No final de 1953, o distrito torna-se município com o nome de Nova Serrana, numa reverência à antiga Pitangui, cognominada Velha Serrana. Apesar disso, o nome da estação não foi alterado, permanecendo com o nome original até seu fechamento doze anos depois. Maior impulso para o município ocorreu após a construção da rodovia BR-262 e com a encampação do sistema elétrico pela CEMIG. É curioso que no mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicada em 1959, não havia nenhuma estrada que ligasse a sede do município à estaçãozinha, às margens do rio Pará. Esta foi fechada oficialmente em 1/12/1965. Parece que a estação sobreviveu.

A 200 m do rio Pará, às margens de uma estrada, a proprietária das terras Cláudia Teixeira verifica em julho de 2009 que uma casinha utilizada como alojamento tem a inscrição POS (Posto) 408km780, ou seja, exatamente a quilometragem da estação (ou posto) de Cerrado nos seus últimos tempos de vida ativa (1960). Uma fotografia do que parece ser a fachada do posto mostra um pequeno frontão não característico das estaçõezinhas da linha da Barra do Paraopeba, mas que mesmo assim deixa o prédio com amplas possibilidades de ter sido a estação em si.

ACIMA: Distância entre a sede do município de Nova Serrana e a estação de Cercado (no mapa, a nordeste) no mapa publicado em 1960 - cerca de 14 km, pela escala. O mapa do município é parcial. Não havia nenhuma estrada que ligasse os dois pontos, pelo menos pelo mapa, mas era claro que deveria existir alguma ligação, mesmo precária. Hoje a BR-262 passa junto à sede e segue (mais ou menos) no sentido da antiga estação (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IX, 1960, p. 123). ABAIXO: Estação de Cercado, talvez anos 1950 (acervo Claudia Teixeira).
(Fontes: Claudia Teixeira; pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Serrana, entrada em 22/3/2009; Revista Ferroviária, p. 32, agosto de 2000; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. IX, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Cercado, talvez anos 1950. Acervo Claudia Teixeira

Suposta fachada da estação de Cercado, em 9/7/2009. Foto Claudia Teixeira
     
Atualização: 27.08.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.