A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
C. D'Água da Esperança
Tiradentes
Casa de Pedra
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1965
...
 
E. F. Oeste de Minas (1881-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
Ferrovia Centro-Atlântica (1996-)
TIRADENTES
(antiga SÃO JOSÉ DEL REY)
Município de Tiradentes, MG
Linha do Paraopeba - km 85,600 (1960)   MG-0090
Altitude: 887 m   Inauguração: 28.08.1881
Uso atual: parada do trem turístico (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1881
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tiradentes foi inaugurada em 1881 com o nome de São José del Rey, alterado em 1890 para Tiradentes - embora haja alguma dúvida a respeito dessa data exata.

Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola de 0,76 m da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João del Rey e Tiradentes foi mantido: até hoje, rodam as composições a vapor entre as duas estações, com fins turísticos. O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O prédio esteve fechado e sua plataforma funcionava como parada desses trens, mas deveria passar a sediar a Secretaria de Turismo do município no segundo semestre de 2004. Não sei se isso efetivamente aconteceu.

À ESQUERDA: A agência da estação de São José del Rey foi criada em 15/09/1883 e pertencia à Estrada de Ferro Oeste de Minas. Permutava malas postais diariamente com a Administração Regional de Ouro Preto e com a Administração Federal do Rio de Janeiro. As malas postais seguiam pela EFOM até a Estação do Sítio, atual Antônio Carlos. Em seguida pela EFCB, linha do Centro, no sentido da Administração Regional seguiam até a Estação de Miguel Burnier e daí para Ouro Preto. As malas postais para a Administração Federal seguiam diretamente pela linha do Centro ao Rio de Janeiro. Como curiosidade, São José D'el Rey mudou de nome para Tiradentes já em 6/12/1889, portanto 22 dias após a Proclamação da República. A data do carimbo é 1º/12/1890, um ano após a mudança do nome da cidade e o nome da estação continuava sendo o nome de S. José D'el Rey. Teria sido mantido o nome da estação de S. José D'el Rey por algum tempo ainda? (Texto e foto Márcio Protzner, 19/4/2009).


ACIMA: Trem ainda de linha - pouco antes de ser desativado, as linhas além da cidade retiradas e passasse a ser "turístico" - ao lado de três ônibus com turistas, Segundo o fotógrafo, dois dos ônibus eram de estrangeiros. Ano: 1983 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: Antiga placa da estação, eliminada logo após o fechamento da linha em 1984 (Acervo João Marques Guimarães).

ACIMA: Plataformas da estação de Tiradentes em 2009 (Foto Roberta Soriano/Panoramio).

(Fontes: João Marques Guimarães; Carlos Roberto de Almeida; Ricardo Corte; Roberta Soriano; Julio Moraes; Geraldo Rabelo; Alexandre Linhares Giesbrecht; Tarcísio José de Souza; Bruno Campos; Márcio Protzner; Guia Geral das Estradas de Fero do Brasil, 1960)

     

Em julho de 1978, trem de lastro indo de Barroso para S. João Del Rey, parado em frente à estação de Tiradentes. Foto Julio Moraes

A locomotiva na plataforma da estação em 1979. Foto Geraldo Rabelo

A estação de Tiradentes em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

O trem na plataforma de Tiradentes em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

O trem no virador de Tiradentes em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

A estação de Tiradentes em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

O trem chegando a Tiradentes em 01/03/2003. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht

A estação em 2003. Foto Tarcísio José de Souza

A estação reformada em 06/2004. Foto Bruno Campos

A estação em 10/2010. Foto Ricardo Corte
   
     
Atualização: 06.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.