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VXY Mogiana em MG
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Carioca
Onça
Brumado
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Paracatu (1929-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
ONÇA (antiga JAGUARUNA)
Município de Onça do Pitangui, MG
Ramal de Paracatu - km 888,074 (1960)   MG-3986
Altitude: 620 m   Inauguração: 06.10.1929
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa, na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jaguaruna foi inaugurada em 1929. A estação ficava próxima ao rio que a ferrovia acompanhava - o rio dos Guardas (é o que mostra o mapa do IBGE dos anos 1950: no entanto, pode haver algum erro, pois segundo Vandeir, este seria um ribeirão distante do local e que, na verdade a estação ficava na Fazenda da Barra, pois neste local o Ribeirão da Onça tem sua barra no Rio São João). O nome da estação mudou nos anos 1940 para Onça - afinal, "Jaguaruna" significa "onça negra". A sede do distrito de Onça, que passou a nomear a estação e que pertencia ao município de Pequi, estava a cerca de 3 quilômetros da estação de Onça. Em 1962 o distrito se emancipou com o nome de Onça do Pitangui. Até o final dos anos 1990, a estação ainda estava de pé, segundo José Renato, em 2009. "Encontrei a estação de Onça do Pitangui, ou pelo menos o que restou dela. No local só é possível ver o que sobrou da plataforma e algum resto de alicerce na parte de trás. Atualmente o local é utilizado por pescadores pois fica às margens do Rio São João. Um morador do local disse que existe

ACIMA: Restos da vila ferroviária em Onça (Foto Vandeir em 11/2009).
outra estação a cerca de um km (na direção de Pitangui) onde moravam "funcionários" da Rede. A antiga linha foi aproveitada para dar acesso a fazendas que ficam na margem direita do Rio São João. Naquele local a linha acompanhava a "estrada carreira" ou a Estrada Real que ligava Pitangui a comarca de Sabará no séc. XVIII. A atual estrada que liga Pará de Minas a Pitangui passa ao lado da estação (cerca de 250 metros) existindo ainda o viaduto que permitia passar por sobre a linha e que hoje se encontra desativado. A estação está debaixo de uma grande mangueira e atualmente a parte de trás é aproveitada por pescadores que acampam no local
". (Vandeir, 26/10/2009).
(Fontes: José Renato __; Vandeir Santos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Jaguaruna, possivelmente na sua inauguração (sem data no arquivo). Acervo Vandeir Santos

Restos da plataforma. Foro Vandeir Santos em 11/2009
 
     
     
Atualização: 29.09.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.