|
|
...
Carioca
Onça
Brumado
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Paracatu (1929-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ONÇA
(antiga JAGUARUNA)
Município de Onça do Pitangui,
MG |
Ramal de Paracatu - km 888,074 (1960) |
|
MG-3986 |
Altitude: 620 m |
|
Inauguração: 06.10.1929 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Paracatu
partia originalmente da estação de Velho da Taipa, na bitola estreita
(0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto
já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se com a linha da EFOM
de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a Garças, na hoje estação
de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à EFOM para formar
a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar ramal de Paracatu.
Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade que lhe
deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho Bom Despacho-Barra
do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jaguaruna foi inaugurada em 1929. A estação
ficava próxima ao rio que a ferrovia acompanhava - o rio dos
Guardas (é o que mostra o mapa do IBGE dos anos 1950: no
entanto, pode haver algum erro, pois segundo Vandeir, este seria um
ribeirão distante do local e que, na verdade a estação ficava na Fazenda
da Barra, pois neste local o Ribeirão da Onça tem sua barra no Rio
São João). O nome da estação mudou nos anos 1940
para Onça - afinal, "Jaguaruna" significa "onça
negra". A sede do distrito de Onça, que passou
a nomear a estação e que pertencia ao município
de Pequi, estava a cerca de 3 quilômetros da estação
de Onça. Em 1962 o distrito se emancipou com o nome
de Onça do Pitangui. Até o final dos anos 1990,
a estação ainda estava de pé, segundo José
Renato, em 2009. "Encontrei a estação de Onça do Pitangui,
ou pelo menos o que restou dela. No local só é possível ver o que
sobrou da plataforma e algum resto de alicerce na parte de trás. Atualmente
o local é utilizado por pescadores pois fica às margens do Rio São
João. Um morador do local disse que existe
ACIMA: Restos da vila ferroviária em Onça
(Foto Vandeir em 11/2009).
outra estação a cerca de um km (na direção de Pitangui) onde
moravam "funcionários" da Rede. A antiga linha foi aproveitada para
dar acesso a fazendas que ficam na margem direita do Rio São João.
Naquele local a linha acompanhava a "estrada carreira" ou a Estrada
Real que ligava Pitangui a comarca de Sabará no séc. XVIII. A atual
estrada que liga Pará de Minas a Pitangui passa ao lado da estação
(cerca de 250 metros) existindo ainda o viaduto que permitia passar
por sobre a linha e que hoje se encontra desativado. A estação está
debaixo de uma grande mangueira e atualmente a parte de trás é aproveitada
por pescadores que acampam no local". (Vandeir, 26/10/2009).
(Fontes: José Renato __; Vandeir Santos; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Jaguaruna, possivelmente na sua inauguração
(sem data no arquivo). Acervo Vandeir Santos |
Restos da plataforma. Foro Vandeir Santos em 11/2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.09.2011
|
|