A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
...
Omar Soares
Formiga
Engenheiro Roxo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Oeste de Minas (1905-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FORMIGA
Município de Formiga, MG
Linha-Tronco - km 544,004 (1960)   MG-0165
Altitude: 820 m   Inauguração: 07.12.1905
Uso atual: museu municipal (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Formiga foi inaugurada em 1905.

Mais tarde, a falência da E. F. Goiaz fez com que o Governo incorporasse a linha Formiga-Patrocínio à EFOM, passando a fazer parte de sua linha-tronco.

"Estive em Formiga no feriado de 12 de outubro, fui até a estação, hoje totalmente recuperada, abrigando o museu municipal. Ao lado há uma pequena vila dos antigos trabalhadores e uma oficina e é curioso haver uma construção com detalhes em verde claro que era a antiga casa de rádio de comunicação da ferrovia, A ferrovia ali é bem movimentada com cargueiros" (Diovanni Resende, 9/11/2006).

ACIMA: A estação de Formiga é inaugurada com a chegada de um trem especial que traz o Ministro da Viação, Lauro Müller (Revista da Semana, 17/12/1905).

1905
À ESQUERDA:
Notícia da inauguração da estação de Formiga em dezembro de 1905. Curiosamente, este recorte é de um jornal de Maceió, AL (Jornal Gutemberg, Maceio, AL, 10/12/1905).

1935
À ESQUERDA:
Locomotiva tomba em Formiga (O Estado de S. Paulo, 26/2/1935).

ACIMA: Estação de Formiga em 2012 (Foto Aender/Panorâmio).

(Fontes: Diovanni Resende; Glaucio Henrique Chaves; Bruno N. Campos; Aender/Panorâmio; Preserve; O Estado de Minas, 2002; O Estado de S. Paulo, 8/4/1908; Jornal Gutemberg, Maceió, AL, 1905; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960)
     

A estação em 1922. Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos

Estação de Formiga, sem data. Foto Preserve

A estação em 2002. Foto Auremar de Castro, do jornal O Estado de Minas

A estação, à esquerda, em 2005. Autor desconhecido

Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende

Estação de Formiga, com carro da antiga RFFSA, em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende

Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende

Estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende

Antiga sala de rádio da estação de Formiga, em 12/10/2006. Foto Diovanni Resende

Antigestação em abril de 2015. Foto Glaucio Henrique Chaves
   
     
Atualização: 08.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.