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VXY Mogiana em MG
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Cabo Severino
Jussaral
Alto da Serra
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1928-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
JUSSARAL
Município de Angra dos Reis, RJ
Linha-Tronco - km 21,462 (1960)   RJ-1680
Altitude: 351 m   Inauguração: 01.09.1925
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1924
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. A linha, já não mais eletrificada, foi operada um tempo pela concessionária FCA, mas já há varios anos foi abandonada por ela.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jussaral foi inaugurada em 1925, tendo sido ponta de linha até a inauguração da estação de Angra dos Reis, terminal (ou inicial, no caso) da linha, três anos depois. Estranhamente, sem explicações no anúncio colocado no jornal A Noite, de 16/4/1930, a estação foi fechada e rebaixada a estribo. Foi de novo reabilitada depois? Cinquenta anos depois, o tráfego de passageiros naquele trecho, descendo e subindo a serra, foi extinto entre 1979 e 1980 (ref.: Guia Levi). Mas alguns trens turísticos foram implantados depois disso. Enquanto a RFFSA era a dona da

ACIMA: Construção do aterro para a formação da esplanada da estação de Jussaral, cujo prédio se vê no fundo, à direita, um ano antes da inauguração da estação e do trecho (Revista Eu Sei Tudo, novembro de 1924). ABAIXO: Anos 1990. A estação e um cargueiro da RFFSA esstacionado junto à estação, ainda inteira (Foto: autor desconhecido).

linha, até 1996, eles funcionaram. Com a entrada das concessionárias, eles foram suprimidos. É, foi uma pena. A subida da serra, descrita por passageiros desses últimos trens, era muito bonita. O trem subia a partir da saída do pátio de Angra dos Reis até a estação do Alto da Serra. Daí descia até Lídice, onde esses trens geralmente paravam por um tempo e voltavam. Em Jussaral, pelo menos nos últimos tempos, eles não paravam. A estação está hoje (2006) em ruínas. Mas também é verdade que era

AO LADO: A festiva inauguração de Jussaral em 1925 (Jornal do Brasil, 2/9/1925).
nessa mesma época a única estação em que ainda há linha dupla para cruzamento dos trens.
ACIMA: A linha ainda funcionava normalmente, mas os burricos usavam-na como estrada, pelo menos na estação de Jussaral (Foto de outubro de 1984, por Ricardo Resende Coimbra).
(Fontes: Décio Marques; Ricardo Resende Coimbra; Ronald Colombini; Eliezer Magliano; Jornal do Brail, 1925; Eu Sei Tudo, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, ainda inteira em 1995. Foto Eliezer Magliano

A estação em 2002. Foto Décio Marques

Ruínas da estação de Jussaral, em 22/01/2006. Foto Ronald Colombini

Ruínas da estação de Jussaral, em 22/01/2006. Foto Ronald Colombini
 
     
Atualização: 04.10.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.