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VXY Mogiana em MG
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Itamarati
Pratinha
Tobati
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Goiaz (1913-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
PRATINHA
Município de Pratinha, MG
Linha-Tronco - km 741,500 (1960)   MG-3608
Altitude: 936 m   Inauguração: 15.09.1913
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pratinha foi inaugurada em 1913 pela E. F. Goiaz. A estação fica a mais de 8 quilômetros da sede do município, em local isolado, na fronteira com o município de Campos Altos e próxima ao ribeirão Santa Teresa.

Em 2003, estava maltratada, embora o prédio não fosse, certamente, o original da estação.


ACIMA: Localização do município e da estação de Pratinha, em mapa dos anos 1960 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
     

A estação de Pratinha com a locomotiva 2543 da FCA, em 2003. À sua frente, o maquinista. Foto Décio Marques
 
     
     
Atualização: 22.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.