A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Pátio de Casa Branca
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro
rotunda de CASA BRANCA
Município de Casa Branca, SP
     
Uso atual: DEMOLIDA    
 
ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
 
Rotunda de Casa Branca - 180 graus
ACIMA: A rotunda de Casa Branca em 1910 (Álbum da Mogiana, 1910 - acervo Thomas Correa). ABAIXO: A rotunda em 1938 (Revista SPR, janeiro de 1939).

ABAIXO: Vistas aéreas da rotunda de Casa Branca, fotos sem data (Autores desconhecidos).
A rotunda de Casa Branca ficava no pátio ferroviário da estação de Casa Branca, da Mogiana. Este pátio foi desativado parcialmente em 1951, com a abertura da nova estação (Casa Branca-nova), em ponto diferente da linha-tronco e fora da cidade. É possível que a demolição da rotunda tenha se dado nessa época, mas temos de lembrar que as duas estações ainda mantiveram sua ligação até os anos 1990.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Thomas Correa; Daniel Gentili; Mogiana: álbum, 1910)
     
 
     
Atualização: 25.03.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.