A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Pátio de São Diogo
...
 
E. F. Dom Pedro II / E. F. Central do Brasil
rotunda de SÃO DIOGO
Município de Rio de Janeiro, RJ
     
Uso atual: DEMOLIDA    
 
ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
 
Rotunda de São Diogo - 270 graus
ACIMA e ABAIXO: A rotunda de São Diogo no meio de outros prédios do pátio em duas épocas diferentes:1881 (Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881) e possivelmente anos 1910 (Foto Marc Ferrez).



ACIMA: Queda da rotunda de São Diogo em 21 de março de 1927 (Jornal do Brasil, 21/3/1927). (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR)

ACIMA: A rotunda de São Diogo no meio de outros prédios do pátio - data ignorada (Autor desconhecido). ABAIXO: Girador em 1988, já sem a rotunda (Foto Eduardo Coelho).

O pátio de São Diogo foi inaugurado em 1858. Já a rotunda foi construída dois anos depois, em 1860. O pátio está ligado à linha do Centro da antiga Central do Brasil por um ramal de cerca de um quilômetro. O prédio da rotunda de São Diogo foi demolido em 1928, pois havia ruído em 1927, num acidente quando da tentativa de substituição de uma das tesouras sustentadoras do seu telhado. Sobrou o prédio anexo a ela, demolido em 1950, mas o girador foi mantido.

Décadas depois, provavelmente tendo este quebrado, alguém teve a idéia de fixar os trilhos sobre ele (como aparece na foto acima). Parece-me que a Supervia já aterrou tudo.

(Fontes: Juan Rudolph; Eduardo Coelho; Jorge A. Ferreira; Marc Ferrez; Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881; Jornal doBrasil, 1927)
     

Rotunda de São Diogo sendo demolida em 1928. Acervo Eduardo Coelho

Rotunda de São Diogo sendo demolida em 1928. Acervo Eduardo Coelho

Rotunda de São Diogo sendo demolida em 1928. Acervo Jorge A. Ferreira
     
Atualização: 13.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.