A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cerro Chato
Alfredo Avila
Herval
...

Mapa da linha - 1940
...
 
 
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968)
ALFREDO ÁVILA
Município de Herval, RS
Linha Cacequi-Maritima-km 970,420 (1960)   RS-2797
  Inauguração: n/d
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Alfredo Ávila não parece ser uma das originais da linha, tendo sido inaugurada mais tarde, em data não localizada por mim. Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha. Pelo guia de 1970, conclui-se que durante pouco tempo havia uma estação Alfredo Ávila-nova na variante, que teria sido suprimida já em 1976. Não sei a situação atual do prédio. (ver também ALFREDO ÁVILA-NOVA) (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Revista Refesa, maio-jun 1968; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,IPHAE, 2002)
     

   
     
     
Atualização: 07.08.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.