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Areal
Santana
Quartel
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Cantareira-1950
Guia Levi-1962
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Cia. Cantareira
(c. 1910-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964) |
SANTANA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 3,800 (1960) |
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SP-2833 |
Altitude: 737 m |
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Inauguração: c.
1895 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1895 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O Tramway
da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção
da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte
ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari,
na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895,
foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos
e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como
a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro,
era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até
o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal
para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo
tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados.
O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais
afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado
à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola
estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho
mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto
a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho
original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi
suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe
hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi,
o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Santana foi inaugurada por volta de 1895, nos primórdios da Cantareira.
A estação foi demolida depois de sua desativação em
1964. A estação ficava na Rua Alfredo Pujol
entre a Rua Voluntários da Pátria e a Av. Cruzeiro do Sul,
exatamente dentro da curva, do lado direito no sentido Cantareira,
não muito distante de onde mais tarde foi construída a estação Santana
do Metrô.
ACIMA: A locomotiva da Cantareira, provavelmente cruzando a rua Voluntáios da Prata, a esttação estaria encoberta pelo trem (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Mapa mostrando a estação de
Santana em 1930. Ficava logo após uma curva de 90 graus em
aclive (Sara Brasil, 1930).
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1957
AO LADO: O bairro de Santana. Notar
a linha à direita, vinda pela rua Alfredo Pujol, e
em seguida fazendo uma curva de noventa graus no sentido norte,
seguindo pela atual rua Cônego Manoel Vaz. Apesar disso,
a estação de Santana não está
nesse mapa, já que fica à direita, no final
da rua Alfredo Pujol (Folha da Manhã, 15/9/1957).
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ACIMA: Nesta rua ficava a estação de Santana: o espaço
que esta e os trilhos ocupavam deram origem, depois da demolição
do pátio e prédio, a esta rua, com um nome que nada tem a ver com a rua
(rua do Racionalismo Cristão) e continuação da rua
Alfredo Pujol. O cruzamento é com a rua Voluntários
da Pátria
(Foto Ralph M. Giesbrecht em agosto de 2016).
ACIMA: O local da estação visto no
mesmo dia da foto mais acima, mas do ponto em que o trem terminava de fazer
a curva de 90 graus para parar na estação de Santana
(Foto Ralph M. Giesbrecht em agosto de 2016).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Kenzo Sasaoka; Comissão
de Saneamento da Capital, 1895; Revista Nossa Estrada,
1946; Sara Brasil, 1930; Guias Levi, 1932-69; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Projeto para a estação de Santana, 1895. Do estudo
da Comissão de Saneamento da Capital |
Foto raríssima da estação de Santanna,
publicada na revista Nossa Estrada, de 1946, numa reportagem
sobre a remodelação da linha da Cantareira. Foto
cedida por Kenzo Sasaoka |
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Atualização:
20.07.2023
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